Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

APOSTA ARRISCADA

Guerra à senha compartilhada dá certo, e Netflix ganha 6 milhões de assinantes

Liam Daniel/Netflix

Corey Mylchreest sorri abertamente enquanto é maquiado nos bastidores de Rainha Charlotte

Corey Mylchreest nos bastidores de Rainha Charlotte, grande sucesso da Netflix no trimestre

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 19/7/2023 - 17h43

A Netflix fez uma aposta arriscada ao declarar guerra aos assinantes que compartilham suas contas com outros usuários. Mas a manobra deu resultado: a plataforma de streaming ganhou quase 6 milhões de clientes entre abril e junho deste ano. Com isso, teve receita acima dos US$ 8 bilhões (R$ 38,2 bilhões) pelo segundo trimestre consecutivo.

Os números foram confirmados em carta aos acionistas divulgada na tarde desta quarta-feira (19). O crescimento na base de assinantes ficou muito acima da expectativa --a própria Netflix não divulga mais suas previsões para o próximo trimestre depois de perder clientes no ano passado, mas a previsão de analistas de Wall Street era de um aumento de 1,7 milhão.

No balanço trimestral, a Netflix revelou que fechou junho com 238,39 milhões de assinantes no mundo todo, um acréscimo de 5,89 milhões em relação a março deste ano --o número de novos clientes pode ser ainda maior, já que muitas pessoas anunciaram que cancelariam suas contas após a proibição do compartilhamento de senhas.

Uma das razões do aumento foi o lançamento de um plano mais barato, mas com comerciais no meio da programação --como ocorre em uma TV normal. Em maio, a plataforma havia dito que 25% dos novos clientes estavam optando por essa assinatura --no Brasil, ele custa R$ 18,90 mensais.

Na divisão por blocos econômicos, o maior crescimento do streaming ocorreu na Emea (Europa, Oriente Médio e África), que somou 2,43 milhões e chegou a 79,81 milhões de clientes. A região abriu vantagem sobre a Ucan (Estados Unidos e Canadá), que chegou a 75,57 milhões após ganhar 1,17 milhão no trimestre. A Latam (América Latina) tem 42,47 milhões de assinantes e só supera a Apac (Ásia e Pacífico), com 40,55 milhões.

Na carta aos acionistas, a Netflix ainda valorizou a experiência do Tudum, festival realizado em São Paulo no meio de junho. Ela revelou que mais de 10 mil pessoas passaram pelo Ibirapuera durante os três dias de evento, e que 78 milhões assistiram à transmissão ao vivo, na qual foram anunciadas novidades sobre alguns de seus principais conteúdos. Para efeito de comparação, 25 milhões acompanharam o festival online em 2021.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.