Geração Brasil
Reprodução/TV Globo
Logomarca da novela Geração Brasil, da Globo, que remeteria ao número do PSDB, segundo petistas
PAULO PACHECO
Publicado em 8/5/2014 - 14h25
Atualizado em 9/5/2014 - 5h49
O vice-presidente nacional do PT, Alberto Cantalice, acusa a Globo de fazer "manipulação eleitoral" na logomarca da novela Geração Brasil, que estreou na última segunda-feira (5). Na grafia de "G3R4Ç4O BR4S1L", as vogais foram trocadas por números, e eleitores do partido viram no nome os números de PSB (40) e PSDB (45), principais adversários do PT na campanha eleitoral deste ano.
"Estamos acostumados com a manipulação da Globo. Esta, porém, foi um tipo no pé, porque as redes sociais estão desmascarando. Isso não passa de uma manipulação grosseira para influenciar o processo eleitoral", afirmou o vice-presidente do PT ao Notícias da TV. O partido estuda acionar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a emissora.
A logomarca de Geração Brasil poderia ter sido ainda mais polêmica. A Globo registrou no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) o nome da novela com praticamente todas as letras substituídas por números ("G3R4Ç40 BR451L"), trocando "S" por "5" e "O" por "0". O nome foi registrado em 27 de agosto de 2013 e custou R$ 475,00.
Segundo a Globo, "a logo registrada no Inpi considerava o uso 100% da linguagem Leet, mas, ao trabalharmos a marca, percebemos que precisávamos deixá-la acessível também aos que não dominam essa linguagem".
A Globo afirma também que "não procede em absoluto" a acusação de mensagem subliminar do PSB e PSDB. "A novela trata de tecnologia e a grafia do nome da novela é inspirada no alfabeto 'Leet', ou 'L33t', uma espécie de linguagem codificada dos hackers. É baseada na substituição de letras por símbolos e números para formar uma linguagem usada por hackers e usuários de jogos, mas se popularizou e é usada por diversas pessoas para se comunicarem online", informou a emissora.
LEIA TAMBÉM:
Petistas veem mensagem pró PSDB e PSB em nova novela das sete
Rachel Sheherazade renova com SBT e volta a comentar em 30 dias
Ricardo Boechat não vê espaço para Sheherazade no Jornal da Band
Separados, Cauã e Grazi perdem comercial para Otaviano e Flávia
Ancine autua operadora Sky por vender canal de esportes irregular
Filme de Edir Macedo será feito por ex-sócio de revista pornô
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.