Geração Brasil

Petistas veem mensagem pró PSDB e PSB em nova novela das sete

Reprodução/TV Globo

Logomarca da novela Geração Brasil, da Globo, que remeteria ao 45, número do PSDB, segundo petistas - Reprodução/TV Globo

Logomarca da novela Geração Brasil, da Globo, que remeteria ao 45, número do PSDB, segundo petistas

PAULO PACHECO - Publicado em 05/05/2014, às 19h14 - Atualizado em 06/05/2014, às 06h54

Simpatizantes do PT (Partido dos Trabalhadores) na internet estão vendo supostas mensagens subliminares do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) na novela Geração Brasil, que estreou nesta segunda-feira (5) na Globo. Para eles, a logomarca da novela (G3R4Ç4O BR4S1L), com números no lugar de vogais, reproduz os números dos dois partidos (40 e 45, respectivamente).

O PSB e o PSDB serão os principais rivais do PT na campanha eleitoral deste ano, com disputa pela Presidência da República.

"Repare que o 'BR4S' remete ao número do PSDB de Aécio [Neves] e o '4O', ao 40 do PSB de [Eduardo] Campos", notou o internauta Stanley Burburinho no Twitter. "Não é mensagem subliminar, é mensagem direta mesmo", acusou Joaquim Crispiniano.

O deputado estadual Carlos Bordalo (PT-PA) também enxergou a mensagem subliminar: "A Globo deu um jeito de ajudar o candidato do PSDB. Incluiu um 45 estilizado no nome da nova novela das sete. Par quem ele vai governar?", questionou.

A mensagem subliminar gerou controvérsia entre os próprios simpatizantes do partido. José de Abreu, ator da Globo e eleitor declarado do PT, ignorou a tese. "Loucura! Trabalho lá há 32 anos, nada a ver", respondeu a seguidores.

O consultor em marketing político Chico Santa Rosa não vê campanha oculta no nome da novela das sete da Globo e afirma que os eleitores do PT fazem uma especulação fantasiosa. "Eles vão acabar promovendo o PSDB. Todo mundo vai começar a ver ali o 45. É uma elucubração mental do [eleitor do] PT, que está desesperado porque vê a candidata perder muitos pontos", argumenta Santa Rosa ao Notícias da TV.

Não é a primeira vez que a Globo é acusada de fazer campanha eleitoral disfarçada em seus produtos. Em 2010, o coordenador da campanha da então candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT), Marcelo Branco, criticou o texto da vinheta de aniversário da Globo que, segundo ele, remetia ao slogan de José Serra (PSDB), além de a emissora estar comemorando 45 anos (mesmo número do PSDB). A Globo teve de suspender a campanha comemorativa.

A Globo afirma que "não precede em absoluto" a acusação de mensagem subliminar do PSB e PSDB. "A novela trata de tecnologia e a grafia do nome da novela é inspirada no alfabeto 'Leet', ou 'L33t', uma espécie de linguagem codificada dos hackers. É baseada na substituição de letras por símbolos e números para formar uma linguagem usada por hackers e usuários de jogos, mas se popularizou e é usada por diversas pessoas para se comunicarem online", informou a emissora.

LEIA TAMBÉM

Geração Brasil tem a pior estreia de novela das sete em São Paulo

Crítica: Colorida, ágil e divertida, Geração Brasil tem ótima estreia

Record privilegia Geraldo Luís e gera rixa e até boicote entre programas

Com 'Síndrome de Vídeo Show', Fantástico chega a perder para rivais

Mamma Bruschetta luta para perder 100 kg e diz que já foi má

SBT pede para fãs se despedirem de Chaves em especial póstumo


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Que série você está mais empolgado para acompanhar neste ano?
Game of Thrones, com desfechos impactantes.
0.00%
The Big Bang Theory, comédia que acompanhei desde o início.
0.00%
A volta de Big Little Lies, que foi um sucesso.
0.00%
A nova temporada de Troca de Esposas, da Record.
0.00%

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook