Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO PRIME VIDEO

Viajando com os Gil mostra bastidores de possível última turnê de Gilberto Gil

DIVULGAÇÃO/PRIME VIDEO

Gilberto Gil sorrindo, segurando placa com seu nome em frente a muro cheio de placas com nomes de artistas da música

Gilberto Gil durante viagem a Londres, gravada para a série documental Viajando com os Gil

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 30/6/2023 - 6h35

Estreia nesta sexta (30) no Prime Video a série documental Viajando com os Gil, que mostra os bastidores, a convivência e os shows de Gilberto Gil e seus parentes durante uma série de apresentações realizadas na Europa em 2022. Os episódios exibem passeios, interações e conversas entre a família Gil, e os membros mais novos estipulam que essa experiência pode ter representado uma das últimas turnês do astro da MPB, que completou 81 anos na última segunda (26).

Viajando com os Gil funciona como uma espécie de continuação de Em Casa com os Gil, série documental lançada em junho de 2022. Na primeira produção, os filhos, netos, genros, noras, mulher e bisneta de Gil se reuniram na casa do patriarca, no interior do Rio de Janeiro, para comemorar o aniversário dele e decidir que músicas entrariam para o repertório da turnê.

Agora, Viajando com os Gil mostra a turnê de fato. Foram 15 shows, numa trajetória de 36 dias pela Europa, em cidades como Bruxelas, na Bélgica, Genebra, na Suíça, Barcelona, na Espanha, e Londres, na Inglaterra. Quatro ônibus foram necessários para transportar toda a família e a equipe.

Durante um destes trajetos, entre Liverpool e Londres, os netos de Gil se reuniram e conversaram sobre o futuro. "A gente não sabe quando vai ter outra turnê do meu avô. Ele tá cansado", diz Gabriel Gil. "É a penúltima", alguns dizem, acreditando que haverá uma grande turnê de despedida.

"Eu não acho. O meu avô gosta muito [de fazer shows], ele vai arrumar jeitos", discorda Bento Gil. "Ele é ser humano, cara. Ele tem 80 anos. Tá cansado. Vocês acham que ele vai viver pra sempre", alerta João Gil.

Francisco, filho de Preta Gil, pondera que o show dessa turnê é menos cansativo, porque o avô não canta o tempo todo. Muitos dos membros da família entraram para a música de alguma forma, como cantores ou instrumentistas, e tomam a frente do palco em algumas canções do show.

"A gente pode fazer daqui a dez anos uma homenagem a essa turnê. Se Deus quiser seu Gilberto vai estar lá tocando, cantando músicas", projeta Francisco. Todos comentam que já estão com saudade da convivência e da intimidade que tiveram durante a série de apresentações.

Gilberto Gil, por sua vez, não demonstra cansaço. A série documental mostra vários trechos de shows, em que ele entra animado no palco, cuida de todos os detalhes nos ensaios e se empolga com convidados e plateia.

"Teve turnês em que cheguei muito cansado no fim, outras não. Nos últimos anos, eu tenho tido uma economia de tempo mais esperta. A gente vai aprendendo, são tantos anos, 40, 50 anos. Fica uma cultura, eu fui ficando um pouco mais culto. E cria um gosto, você vai gostando de fazer aquilo. Apesar do sacrifício, da dificuldade, você gosta daquilo. Os encontros, as reações das plateias, os lugares. É bom", comenta ele.

A turnê Nós A Gente segue acontecendo, agora pelo Brasil. A família já se apresentou no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e São Paulo e fará shows em Salvador nesta sexta (30) e no sábado (1º).

divulgação/prime video

Gilberto Gil durante show da turnê Nós A Gente

A Grande Família Gil

Além dos trechos de shows --o último dos seis episódios é inteiro composto por compilados de apresentações da turnê--, o grande atrativo de Viajando com os Gil é a interação entre a família.

A série começa mostrando uma discussão entre Bento, Preta e Gilberto Gil durante um ensaio. É uma clara iniciativa dos diretores Andrucha Waddington, Pedro Waddington e Rebeca Diniz de mostrar que aquela é uma família como tantas outras, em que há briga, choro e desentendimentos.

Mas logo se vê que os Gil não são como quaisquer indivíduos. Além de extremamente talentosos musicalmente, eles demonstram muita união, muito carisma, muito cuidado e muito amor uns com os outros.

"Não tô no palco, mas em todo show eu me emociono com vocês. É muito lindo de ver, é muito lindo estar aqui com vocês", diz Marília Gil, num momento de reunião com o pai, a madrasta e os irmãos.

"Tá chegando ao final. Vai dar saudade. É muito importante isso aqui que está acontecendo", diz Flora Gil, segurando o choro. "E só está acontecendo por sua causa", ressalta Preta. "Sem dúvida. Essa configuração de família, tal qual ela se apresenta, só existe por sua causa", completa Gil, com os olhos cheios de lágrimas.

O patriarca também valoriza a presença dos membros mais novos na turnê: suas netas gêmas Pina e Roma, que estavam com um ano e meio na época. "Eu fico observando a economia da atenção, algo muito interessante. Elas monopolizam, as duas. Crescer assim [com toda a família ao lado, cuidando e confraternizando] vale mais do que todas as canções", afirma o cantor.

Viajando com os Gil está disponível na íntegra no Amazon Prime Video, com seis episódios.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.