Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM CASA COM OS GIL

Gilberto Gil vira estrela de reality show e encara desafio de dar exemplo ao Brasil

DIVULGAÇÃO/PRIME VIDEO

Gilberto Gil sorri em cena noturna de Em Casa com os Gil, durante festa em sua casa

Gilberto Gil em cena de Em Casa com os Gil, série documental gravada na casa dele para o Prime Video

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 24/6/2022 - 6h35

Além de músico, imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura e um dos artistas mais consagrados do Brasil, agora Gilberto Gil ingressa num novo nicho: o de estrela de reality show. Ele é o centro das atenções de Em Casa com os Gil, um misto de série documental e reality de confinamento que estreia nesta sexta (24) no Prime Video. O programa mostra a convivência do cantor com sua família, e ele espera poder passar bons exemplos como pai e avô para o público.

A série foi uma ideia de Preta Gil. Ela sugeriu que houvesse uma turnê em família, já que vários filhos e netos de Gil também são músicos. A pandemia adiou os shows, mas fez com que surgisse a proposta de reunir toda a família na casa de Gil e sua mulher, Flora, na região serrana do Rio de Janeiro.

No confinamento, eles planejam todo o repertório e começam a ensaiar para as apresentações. O plano de fundo da série é uma espécie de assembleia familiar, em que cada membro deve escolher uma música que quer que esteja nos shows da turnê e justificar sua escolha, contando sua história com a tal canção. 

Os cinco episódios foram gravados no meio do ano passado, quando os índices de morte por Covid-19 ainda estavam muito altos, e a vacinação ainda não havia abrangido a maior parte da população. Em Casa com o Gil mostra uma família confinada, muito emocionada, muito diversa e muito unida. 

"A gente usou esse momento de pânico, em que tudo parou, pra ir pra esse confinamento em Araras, onde surgiu essa primeira temporada, que mistura de documentário com reality. Os realities em geral são muito tentando puxar nas picuinhas, nas tretas, coisas que não são muito legais. Aqui aconteceu tudo que pode acontecer num reality, mas numa família que pra mim é um exemplo. Tem tolerância, diversidade, Gilberto mestre coordenando aquela tribo para todos", diz Andrucha Waddington, diretor da série e amigo da família. 

divulgação/prime video

Os membros da família que participam da série

Treta com os Gil?

Há de fato uma ou outra picuinha na família Gil, como quando o cantor discute com filhos e netos sobre competição e futebol, ou quando um neto adolescente debate com uma tia sobre sua relação com a madrasta. Mas, de forma geral, o que se sobressai é a convivência harmoniosa entre a família. A série mostra momentos de rotina, como preparação de comida, arrumação para uma festa e uma cena fofa de Flor, filha de Bela Gil, cobrindo o avô Gilberto Gil no sofá e o beijando. 

"É uma rotina com roteiro combinado entre a família, mas os assuntos eram entre eles, e não um documentarista fazendo perguntas ou um reality explorando coisas mais desagradáveis pra dar audiência. Buscar delicadezas, discordâncias, esses tipos de conflitos são interessantes e espontâneos, aconteceram sem roteirização. A grande pérola vem do espontâneo", afirma Waddington.

Para o cantor, o maior desafio do projeto não foi ser seguido por câmeras em sua própria casa, mas sim transmitir ao público um conteúdo audiovisual interessante e bons valores familiares. 

"O desafio era como a gente fazia um trabalho que tivesse receptividade, propriamente enquadrado nesse campo atual da visão documental que o audiovisual possibilita; essa questão do exemplo, que tipo de exemplo a gente quer dar. É o desafio da passagem de um valor, que valor essa família tem, que pressuponha a possibilidade que se passe esses valores. O desafio é ser real, verdadeiro. A ideia é uma família verdadeira", explica ele. 

Além dos cinco episódios que estreiam no Prime Video nesta semana, uma segunda temporada já está confirmada: Viajando com os Gil mostrará, enfim, os bastidores e a rotina dos familiares durante a turnê de shows que farão na Europa, nos próximos meses.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.