Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Mofo

TV Cultura lança canais abertos de música e de documentários

Divulgação/TV Cultura

O cantor Raul Seixas (1945-1989) participa do programa Fábrica do Som, da Cultura, em 1983 - Divulgação/TV Cultura

O cantor Raul Seixas (1945-1989) participa do programa Fábrica do Som, da Cultura, em 1983

PAULO PACHECO

Publicado em 25/9/2014 - 6h13
Atualizado em 25/9/2014 - 6h46

A Cultura lançará dois canais digitais com material de gaveta. Um deles reaproveitará documentários antigos da própria emissora e conteúdo das extintas TVs Tupi e Manchete. O outro reprisará o acervo musical e terá enlatados e alguns programas novos. A rede também estreará um canal voltado para as escolas e alunos dos ensinos fundamental e médio. A estreia dos novos canais ocorrerá em 2015. Serão canais abertos, sintonizados apenas por televisores digitais.

O arquivo que será reexibido possui 300 mil programas que estão sendo digitalizados pela emissora e pela Cinemateca Brasileira. Para o canal de documentários, a Cultura quer colocar no ar mais de 3.200 edições do Cinejornal, telejornal idealizado pelo jornalista ítalo-brasileiro Primo Carbonari (1919-2006) veiculado nos cinemas entre 1954 e 1990, antes dos filmes. Também está nos planos da emissora exibir mais de 900 documentários de Jean Manzon (1915-1990), fotógrafo francês radicado no Brasil.

"Vamos recuperar uma quantidade enorme de documentários da própria Cultura e de outros parceiros. Vamos tentar recuperar acervos como o da Tupi, da Manchete", afirmou Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Cultura, durante festa dos 45 anos da emissora, nesta quarta-feira (24). O acervo da Manchete está sendo digitalizado ao custo de R$ 8 milhões, porém ainda esbarra na Lei de Direitos Autorais, impedindo sua exibição.

O canal Cultura Música reprisará programas musicais antigos da emissora, como Ensaio (1969), Fábrica do Som (1982), Bem Brasil (1991) e Musikaos (1999). Também terá conteúdo de música clássica, atrações que já vão ao ar pela Cultura e enlatados.

"Hoje, a Cultura produz oito programas semanais de música. Esta programação por si só ajuda muito a contribuir para uma grade de um canal de música. Mas nós temos milhares e milhares de horas de programação de todos esses 45 anos e que nós vamos poder colocar no ar, e também vamos poder receber contribuições de outros canais, outros produtores", disse Mendonça.

Educação

Em tom político, o presidente da Fundação Padre Anchieta anunciou ainda para este ano o lançamento do Cultura Educação, canal digital produzido em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, semelhante à TV Univesp, criada em 2008 em acordo com a USP, Unicamp e Unesp.

"Evidentemente, no primeiro momento, com algumas poucas horas, mas que com o tempo teremos preenchido uma grade de programação que possa efetivamente dar uma contribuição extremamente positiva para as nossas crianças que necessitam muito elevar o nível educacional e receber mecanismos novos, de tal forma que possam se aprimorar", prometeu o presidente da Fundação Padre Anchieta.

Além da TV Univesp, a Cultura tem mais dois canais digitais: Multicultura, que reprisa o arquivo da emissora, e a TV Rá-Tim-Bum, voltado para crianças.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

Manchete

Reprise

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.