Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

A Regra É Clara

'Trabalho que nem condenado', diz Arnaldo Cezar Coelho ao se aposentar da TV

Reprodução/Sportv

No Seleção Sportv, Arnaldo Cezar Coelho anunciou sua aposentadoria na TV pela segunda vez - Reprodução/Sportv

No Seleção Sportv, Arnaldo Cezar Coelho anunciou sua aposentadoria na TV pela segunda vez

DANIEL CASTRO

Publicado em 14/11/2018 - 6h08

O amistoso da seleção brasileira de futebol contra Camarões, na próxima terça-feira (20), será o último da extensa e vitoriosa carreira de Arnaldo Cezar Coelho, ícone dos comentários de arbitragem na televisão. Coelho antecipou o fim de seu contrato com a Globo, que era válido até dezembro de 2019, em um ano. "Trabalho que nem condenado. Tenho família, outros negócios e quero aproveitar a vida. Estou com 75 anos, vou fazer 76 [em janeiro]", diz ao Notícias da TV.

O parceiro de Galvão Bueno não exagera quando diz que trabalha muito. Além das transmissões na Globo, ele participa de programas do Sportv, como o Bem, Amigos e o Seleção Sportv, no qual comanda o quadro A Regra É Clara. Também grava um programa para o Sport TV, de Portugal. "Você tem que observar todos os jogos. Começo a trabalhar no A Regra É Clara na sexta-feira", conta

Entre seus negócios, estão uma fazenda e uma emissora de TV, a afiliada da Globo em Resende (RJ), a Rio Sul, que lhe toma "todo o tempo", reclama. Livre do contrato com a Globo, o criador do bordão "A regra é clara" irá explorar um novo potencial de sua imagem: a publicidade. Com autorização da emissora, acaba de fazer dois, um para o Governo do Estado de São Paulo e outro para uma ONG.

Foi no quadro A Regra É Clara, na última segunda (12), que Coelho anunciou sua aposentadoria na TV pela segunda vez (a primeira foi na final da Copa da Rússia).

"Eu estou mudando minha vida. Está praticamente terminando o contrato que seria até o ano que vem, mas estou rescindindo agora com a Rede Globo. Eu vou dar uma parada porque tenho outros objetivos. São 29 anos comentando, formei novos comentaristas que estão aqui, acho que eles estão abrilhantando muito bem, a renovação é muito importante. E acho que isso é legal para todos nós, e legal para mim porque vou ter outro tipo de vida", anunciou no Sportv. 

Antes de Brasil x Camarões, Coelho ainda aparecerá na transmissão de outro amistoso do selecionado de Tite, contra o Uruguai, nesta sexta (16). Ambas as partidas serão disputadas na Inglaterra.

Depois, viagens só a lazer. "Estou cansado, não quero mais viajar para trabalhar", desabafa o comentarista. Segundo ele, o corpo já não aguenta mais, apesar da boa aparência para a idade que tem. Aproveitar a vida viajando sem compromisso é o que ele irá fazer nos meses de janeiro e fevereiro.

No Sportv, Arnaldo Cezar Coelho aparece até dezembro, nos programas do amigo Galvão Bueno e no A Regra É Clara _que irá continuar, mesmo sem ele. Ele também poderá ser visto na Globo, no começo do ano, em uma participação no novo programa de Otaviano Costa. Mas já está tudo gravado.

Coelho confidencia que Galvão Bueno ainda não verbalizou sua aposentadoria. "Ele fala que eu vou fazer jogo sempre com ele", conta. Mas como serão os jogos de Galvão sem "o Arnaldo aqui do lado"?. "Ele se descobre", aposta.

Arnaldo Cezar Coelho iniciou sua carreira de árbitro em 1964. Nos anos 1970, se tornou um dos principais juízes de futebol do mundo. Apitou duas Copas do Mundo, a da Argentina, em 1978, e da Espanha, em 1982. Foi o primeiro árbitro não-europeu a comandar uma final do Mundial de seleções da Fifa, entre Itália e Alemanha, na Copa da Espanha.

Entrou para a Globo em 1989. Desde os anos 1990, está ao lado de Galvão Bueno nas principais transmissões de futebol da emissora. Atualmente, é o único comentarista de arbitragem que viaja para os estádios, que não analisa os jogos de estúdio, na chamada Central da Apito.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.