GRADE VOADORA
Reprodução/SBT
Isabela Souza enxuga lágrima em cena do capítulo de A Caverna Encantada reprisado na quarta (7)
Durou apenas três dias a ideia do SBT de reprisar A Caverna Encantada duas horas antes de colocar no ar capítulos inéditos da novelinha. Sem conseguir levantar os índices de nenhuma das duas faixas do folhetim, a direção da emissora decidiu cancelar a reexibição.
A mudança súbita remete aos tempos em que Silvio Santos mexia na grade de sua TV com frequência, muitas vezes confundindo até a própria equipe da emissora sobre qual programa seria exibido na sequência.
O fim da reprise foi confirmado pela assessoria do SBT ao Notícias da TV. Já nesta quinta-feira (8), o Tá na Hora volta a ocupar o horário que tinha perdido para a dramaturgia e será transmitido das 17h30 às 19h45. Na sequência, Cesar Filho apresenta o SBT Brasil, retomando a programação usual.
A ideia de reprisar a primeira semana de A Caverna Encantada às 18h30 surgiu da necessidade de aumentar o público da novela, que teve a pior estreia da história dos folhetins infantojuvenis do SBT --ela marcou apenas 4,2 na Grande São Paulo, dois pontos abaixo do lançamento de A Infância de Romeu e Julieta, em 8 de maio de 2023.
Só que a reexibição não levantou os índices dos capítulos inéditos e, para piorar, ainda afundou os números alcançados pela emissora na faixa das 19h. Com a troca do Tá na Hora por A Caverna Encantada, o SBT caiu para o quarto lugar e perdeu durante três dias consecutivos para a Band.
Segundo dados da Kantar Ibope obtidos pela reportagem com fontes do mercado, a reprise anotou 2,6 pontos na segunda (5), 2,4 na terça (6) e 2,6 na quarta (7). Já os capítulos inéditos tiveram, respectivamente, 4,7, 4,1 e 4,5.
Os números abaixo da média indicam uma mudança no público da emissora. Como o Notícias da TV revelou com exclusividade na semana passada, a maior parcela dos espectadores das novelinhas infantis do SBT é composta por mulheres de 60 anos ou mais.
As crianças de 4 a 11 anos não representam nem 10% de quem acompanha a novela pelo SBT: 8% para A Caverna Encantada, 7% para Romeu e Julieta, e 6% para As Aventuras de Poliana --que é exibida até as 22h45, horário pouco apropriado para crianças.
A pegada juvenil dos folhetins, com namoricos e intrigas adolescentes, não aumenta a participação do público teen, de 12 a 17 anos: são 4% para a produção mais recente e para a trama livremente inspirada em Shakespeare (1564-1616), e apenas 3% para a novela estrelada por Sophia Valverde.
O perfil etário comprova uma mudança de hábitos do telespectador mais jovem, que não se prende mais ao conceito de grade linear e assiste aos seus programas favoritos na hora que quiser --A Caverna Encantada, por exemplo, está disponível no YouTube, no Disney+ e no +SBT, plataforma gratuita de streaming que estreia oficialmente no dia 18, mas já pode ser testada.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.