BAIXA AUDIÊNCIA
REPRODUÇÃO/SBT
Mel Summers como Anna na novela A Caverna Encantada, do SBT: folhetim infantil fracassou
O SBT vai reprisar a primeira semana da recém-lançada novela A Caverna Encantada, que estreou na segunda (29) com índices baixos de audiência. A emissora decidiu tirar 75 minutos do Tá na Hora para colocar o folhetim infantil no lugar. Apesar da reprise no início da noite, os capítulos inéditos continuarão a ser exibidos a partir das 20h45.
A reexibição da novela que conta a história da órfã Anna (Mel Summers) ocorrerá das 18h30 às 19h45, a partir de segunda-feira (5), e então passará o bastão para o SBT Brasil. Após o fim do telejornal, os episódios inéditos vão ao ar das 20h45 até as 21h30. A mudança será um teste para ver como a audiência vai reagir.
As reprises acontecerão de segunda a sexta, período em que são transmitidas as novelas no SBT. A Caverna Encantada vai iniciar a próxima semana já com seu sexto capítulo inédito, fazendo uma "dobradinha" no mesmo dia com a reapresentação do primeiro duas horas antes; na terça, serão exibidos o segundo e o sétimo, e assim por diante.
A ideia é atrair um novo público para acompanhar a novidade na grade da emissora, já que o SBT perdeu telespectadores em suas duas últimas novelas. A preocupação é de que os índices abaixem ainda mais durante a exibição de A Caverna Encantada, que terá 220 capítulos.
A Infância de Romeu e Julieta (2023) havia marcado até então o pior desempenho do SBT em uma estreia na era das obras infantis: 6,3 pontos, segundo dado da Kantar Ibope Media obtidos pelo Notícias da TV.
Já a nova novela anotou 4,2 pontos na Grande São Paulo na segunda (29). A Caverna Encantada teve menos público do que a mexicana Contigo Sim, exibida durante a tarde --quando há menos televisores ligados. A novela de 2021 registrou 4,5 pontos das 15h30 às 16h15.
Na coletiva de imprensa de A Caverna Encantada, o diretor artístico Ricardo Mantoanelli disse que não tinha uma expectativa pré-determinada para a recepção da novela. Ele entende que o peso dos números da Kantar Ibope não são os mesmos da época dos sucessos Carrossel (2013) e Chiquititas (2013).
"A gente faz o nosso melhor, a gente se entrega ao máximo aqui. Cada um com as suas forças. E a gente faz com muito amor mesmo. A gente vai continuar fazendo o show para uma pessoa na plateia, ou para um milhão. Esse é o nosso ofício, essa é a nossa missão", afirmou ele.
"Uma das chamadas feitas pelo pessoal da criação visual já tem meio milhão de visualizações. O vídeo com a música composta por Thomas Hoth e cantada por Ana Castela já está chegando em 2 milhões de visualizações. A gente já tem uma temperatura de que a novela é um sucesso, independentemente da audiência", pontuou.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.