Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ELEIÇÕES 2022

SBT deixa púlpito de Lula vazio em debate: 'Foi convidado e não quis participar'

REPRODUÇÃO/SBT

Foto de Carlos Nascimento no debate do SBT

O jornalista Carlos Nascimento apresentou o debate nos estúdios do SBT neste sábado (24)

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 24/9/2022 - 18h59

A ausência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou o primeiro bloco do debate entre os presidenciáveis nos estúdios do SBT, em São Paulo, neste sábado (24). O apresentador Carlos Nascimento explicou que a organização optou por manter o púlpito destinado ao petista, ainda que vazio, no palco. "Ele foi convidado e não quis participar", disse.

O político, que lidera as pesquisas de intenção de voto, também foi criticado pelos demais candidatos à presidência. Jair Bolsonaro (PL), por exemplo, sequer citou o nome do adversário ao citá-lo em réplica a Simone Tebet (MDB) --a quem acusou de apoiar o petista "por baixo dos panos".

"Eu não sou ladrão (...) ao contrário de outro candidato que já foi condenado, cumpriu cadeia, está por favor aí disputando a presidência e se ausentando aqui", alfinetou o atual Chefe do Executivo.

Soraya Thronicke (União Brasil) comparou o debate a uma entrevista de emprego. "Você contrataria um candidato que faltou? Ele não merece seu voto, de maneira nenhuma. Ele não veio. Uma covardia. Coisa de quem não gosta de trabalhar", acusou.

Felipe D'Ávila (Novo) comparou Lula a Barrabás, o criminoso que foi libertado pelo povo da Palestina no lugar de Jesus Cristo. "O STF (Supremo Tribunal Federal) foi responsável por soltar um criminoso e deixá-lo ser candidato. Um criminoso que desrespeita o povo, não só pelos crimes de corrupção, mas por não comparecer ao debate e defender suas ideias", filosofou.

Ciro Gomes (PDT) e Padre Kelman (PTB) também compareceram ao evento, em que foram convidados os presidenciáveis de partidos com, ao menos, cinco deputados no Congresso.

Por que Lula faltou ao debate? 

Lula confirmou na sexta (23) que não iria ao debate, alegando uma demora na formação do pool de veículos de imprensa. A organização, no entanto, contestou.

"Diferentemente do que foi declarado pelo candidato, contudo, a formação do pool deu-se antes mesmo de sugestão feita por sua campanha, com parceria firmada originalmente entre SBT, Veja, Nova Brasil e Estadão/Eldorado", diz nota.

Além desses veículos, o evento ainda foi promovido pelo portal Terra e pela CNN Brasil, que abriu mão de ter um debate próprio para evitar uma resposta negativa de Lula e Bolsonaro.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.