MUDANÇAS NA GLOBO
Reprodução/TV Globo
Sandra Annenberg chora ao se despedir do Jornal Hoje, nesta sexta-feira (13), após 16 anos na bancada
GABRIEL PERLINE
Publicado em 13/9/2019 - 14h10
Atualizado em 13/9/2019 - 14h21
Sandra Annenberg quebrou o protocolo e não conteve as lágrimas ao se despedir da bancada do Jornal Hoje, que ela comandou durante 16 anos, na tarde desta sexta-feira (13). Ela passou o bastão para Maria Júlia Coutinho, que entrou no estúdio, a abraçou e lhe fez uma homenagem, exibindo uma retrospectiva de seu trabalho no telejornal.
"É chegada a hora da despedida. Eu tive o privilégio de ter a sua companhia nos ultimos 16 anos nessa bancada", iniciou Sandra, com a voz embargada. "Diariamente nos encontramos aqui, ao vivo e em cores, olho no olho. Espero ter conseguido levar a notícia até você da melhor maneira possível. Tenha certeza, eu fiz o meu trabalho com toda a verdade, toda a transparencia e sentimento", disse, às lágrimas.
"Juntos assistimos à história acontecendo e acompanhamos a transformações do nosso país e do mundo. Agora vem aí mais uma mudança em nossas vidas. Eu sigo para uma nova jornada no Globo Repórter e vocês ficarão na companhia da Maju", concluiu a apresentadora, recebendo a visita de sua substituta. Confira o discurso de Sandra:
A MAIS ELEGANTE DE TODOS OS TEMPOS! ♥ Não tem como não se emocionar com a despedida de @sandraannenberg do @jornalhoje. 😭
— Globo (@RedeGlobo) September 13, 2019
Uma boa sorte na nova trajetória no @GloboReporter.
E... Oi, @majucoutinho! 🥰 #JornalHojepic.twitter.com/xwzooUovZf
A nova apresentadora, no entanto, só assumirá a bancada em 30 de setembro. Nas próximas duas semanas, o Jornal Hoje estará sob o comando de Márcio Gomes, um dos plantonistas fixos do telejornal. Maju abraçou Sandra e a deixou boquiaberta ao anunciar uma homenagem preparada pela equipe.
"Que honra. Que responsabilidade ocupar o lugar que você ocupou com tanto profissionalismo, competência, amor. A gente sabe da sua paixão. Então fico muito feliz de ocupar este espaço. E essa sua história de 16 anos à frente dessa bancada, a gente não poderia deixar de mostrar para o telespectador uma retrospectiva, mostrando as qualidades da nossa querida Sandra Annenberg", disse Maju.
A promoção de Sandra Annenberg se deu devido à recente saída de Sérgio Chapelin, do Globo Repórter, após ter seu pedido de aposentadoria aceito pela emissora. Ela dividirá a apresentação com Glória Maria, que está no programa desde 2010.
"Difícil falar depois disso tudo. Só tenho a agradecer a você [telespectador] que esteve pertinho de mim todo esse tempo. E desejar a você [Maju Coutinho] que seja feliz aqui, assim como eu fui. Muito obrigada por tudo", encerrou Sandra, que reencontrará o público já neste sábado (14), no Como Será?.
divulgação/globo
Maria Júlia Coutinho e Sandra Annenberg se emocionaram na edição de sexta (13) do JH
Em comunicado oficial da Globo, Sandra também se pronunciou: "Costumo dizer que o JH é o telejornal do gerúndio, tudo está acontecendo enquanto estamos no ar. Sempre foi muito emocionante, os nervos à flor da pele, o coração na boca, não é fácil dizer adeus. Amo esse jornal e essa equipe, juntos levamos ao telespectador um belo trabalho. Adoro a cumplicidade que criamos com o público, o olho no olho. Só tenho a agradecer pela companhia ao longo desta trajetória", disse.
"Está na hora de trilhar um novo caminho e já estou com frio na barriga com o desafio que vem por aí. Rumo ao Globo Repórter para mais uma aventura aos 51 anos de idade. Só tenho a agradecer à vida e ao público que me acompanha nesta jornada. Obrigada pela parceria e que continuemos juntos", completou.
Maju também comentou sobre o que sente ao assumir o porto de âncora do Jornal Hoje: "É uma honra e uma responsabilidade enorme assumir a bancada que Sandra comandou por todos esses anos com competência, comprometimento e profissionalismo. Quando, no ano passado, Sandra disse que eu poderia ser sua sucessora, achei que ela estava apenas massageando meu ego. Ver isso acontecer agora é gratificante".
Quando foi convidada para apresentar o Globo Repórter, Sandra declarou a Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo da Globo, que, "de todos os programas da Globo, era o único que ainda não tinha apresentado".
Nos últimos 18 anos ela esteve à frente do Jornal Hoje (foram 16 anos seguidos). Sandra, de 51 anos, começou no Jornalismo da Globo em 1991, na previsão do tempo do Jornal Nacional. Também apresentou o São Paulo Já, o Fantástico (ao lado de Fátima Bernardes), o SP1 e o Jornal da Globo.
Nos dois últimos, também foi editora-executiva. Sandra ainda foi chefe do escritório da Globo em Londres, no início dos anos 2000, e fez reportagens internacionais para todos os telejornais da casa.
Ela dividirá o comando do Globo Repórter com Glória Maria, que é repórter especial do jornalístico desde 2010. Sem nunca revelar sua idade, ela está na Globo desde 1971, quando entrou como estagiária. Foi âncora do Jornal Hoje, do Fantástico e é ainda hoje uma das principais repórteres da emissora.
"Glória e Sandra não abrem mão da reportagem. Glória continuará a fazer as suas e Sandra as dela. Enquanto uma estiver em campo, a outra apresentará sozinha e vice-versa. Provavelmente o esquema será assim: um terço com Glória, um terço com Sandra e um terço com Glória e Sandra, juntas. É sucesso garantido. O formato do Globo Repórter vai ser modificado para essa nova fase", explicou Kamel em nota oficial.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.