Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PLANETA TERRA II

Ricardo Boechat estreia como narrador e critica o próprio trabalho: 'Fiz um plágio'

Cauê Moreno/Discovery

O jornalista Ricardo Boechat grava a narração da série de documentários Planeta Terra II - Cauê Moreno/Discovery

O jornalista Ricardo Boechat grava a narração da série de documentários Planeta Terra II

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 3/8/2017 - 6h37

Premiado em 2014 e 2015 como o jornalista mais admirado do Brasil, Ricardo Boechat tem a si mesmo como seu maior crítico. Escalado para narrar a série de documentários de natureza Planeta Terra II, que o Discovery Channel estreia domingo (6), o âncora do Jornal da Band detona o próprio trabalho: "Fiz um plágio subdesenvolvido da narração do David Attenborough", diz, comparando-se com o naturalista britânico que empresta sua voz à versão original da atração.

Estreante no posto de narrador de documentários, apesar de estar acostumado ao microfone por causa de seu trabalho na rádio BandNews e de já ter até dublado um personagem na animação Zootopia (2016), da Disney, Boechat conta que ficou com medo de aceitar o convite feito pela equipe do Discovery.

"Minha primeira reação foi ter um receio absoluto. Eu já tinha visto a primeira série [lançada em 2006 e vencedora de quatro prêmios Emmy] e o Attenborough é um monstro, o trabalho dele é absurdo. Tem uma empostação de voz e uma dramaticidade que eu não conseguiria repetir", resume.

Porém, o jornalista deu o braço a torcer e topou se aventurar como a voz condutora do programa. "Como as comparações com o narrador original são inevitáveis, eu mesmo já as faço e digo que acho a versão inglesa bem melhor", reconhece, aos risos.

"Mas eu nunca tinha visto algo dessa qualidade, com tecnologia de ponta, imagens capturadas em tantos ângulos... Então, apesar do meu medo, eu quis fazer", revela Boechat. "Gostei muito do primeiro Planeta Terra como telespectador e estou muito feliz de participar do segundo."

Apesar de minimizar o próprio trabalho, o jornalista se sai bem como narrador, emprestando às falas a dramaticidade e a comédia na medida certa para acompanhar as imagens de natureza capturadas pela equipe da BBC.

"Como todo velho, eu tenho resistência a ser dirigido por outra pessoa (risos). Mas o Valvênio [Martins, do estúdio Vox Mundi] conseguiu superar isso e fez com que eu me saísse relativamente bem. E o que não ficava bom a gente refazia", desconversa.

Questionado sobre sua "atuação", Boechat diminui seu trabalho novamente: "Eu só segui as marcações do texto. Mas sabe quem eu acho que faria muito bem essa narração? O Paulo Autran [1922-2007]", encerra, fazendo referência ao renomado ator de teatro e das novelas Guerra dos Sexos (1983) e Sassaricando (1987).

Com seis episódios, Planeta Terra II será exibido aos domingos, às 21h30, com reprise às quintas-feiras, às 19h50, no Discovery Channel.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.