NILSON KLAVA
REPRODUÇÃO/GLOBONEWS
Nilson Klava na GloboNews: promoção de "repórter novinho" tem causado polêmica na emissora
Nilson Klava é um dos repórteres mais novos da cobertura política da Globo, com apenas 27 anos. Apesar da pouca idade, ele tem ganhado mais chances como apresentador, o que começou a causar controvérsias nos bastidores da emissora. Seu desempenho como âncora da GloboNews é criticado. Além disso, Klava é acusado de "furar a fila" de outros nomes que mereciam mais espaço e dão mais furos de reportagem do que ele.
O estopim para as discussões foi a sua promoção para a apresentação do Jornal das 10 durante a licença-maternidade de Aline Midlej. O Notícias da TV havia antecipado no início do ano que ele era o favorito para a função. Klava também passará a ser plantonista do Jornal Hoje aos sábados, durante folgas de César Tralli. Ele, Andréia Sadi e Camila Bomfim entraram no rodízio.
A informação nos bastidores é que Klava tem boas chances de virar titular do jornal noturno do canal de notícias após o período que Midlej ficará fora. A coluna apurou que jornalistas mulheres, especialmente, ficaram bastante incomodadas com essa possibilidade.
Isso dá insegurança para outras profissionais temerem perder seus espaços para homens caso engravidem. Afinal, se uma apresentadora fica sem sua posição depois que tem um bebê, outras também podem sofrer o mesmo.
Para piorar, Klava tem sido apontado como um nome que ainda está cru para comandar um jornal em horário nobre. Uma prova disso foi seu período como âncora do Conexão durante as férias da titular Camila Bomfim. Ele foi criticado internamente pelo desempenho durante a cobertura da morte da cantora Rita Lee (1947-2023).
Em todo o período que ficou no ar, Klava fez apenas duas perguntas para os convidados. E elas foram vistas como genéricas. Deu a sensação de que ele não tinha um conhecimento mínimo para uma cobertura daquele tamanho. "Para ser âncora de um canal de notícias, é preciso mais do que entender só de política", disse uma repórter, sob condição de anonimato.
Mas Klava também tem qualidades elogiadas. Por ser muito novo, sua segurança ao entrar no ar em Brasília impressiona. Seu texto de reportagem também é elogiado. No entanto, há quem defenda que outros nomes mais longevos mereciam chances como âncoras.
É o caso de Marina Franceschini, repórter de política em Brasília; e até do novo casal 20 da GloboNews, Ricardo Abreu e Fernanda Rouvenat. Todos os citados têm mais tempo de vídeo do que Klava e nunca tiveram grandes chances na apresentação.
O fato é que a escolha para que ele virasse plantonista do Jornal Hoje, na vaga de Fábio William, recentemente demitido da Globo, foi encarada como uma promoção acima da que Klava merecia no momento.
Nilson Klava é formado pela PUC-Rio e é repórter da GloboNews desde 2016 --ele entrou no canal quando tinha apenas 21 anos. Natural do interior do Paraná, imediatamente passou a ser repórter de repercussões políticas.
Em março de 2018, fez sua estreia na TV aberta com uma matéria dentro do Fantástico, da Globo, sendo o mais jovem jornalista a assinar uma reportagem na revista eletrônica.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.