VEJA QUEM SAIU
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Eduardo Tchao no RJ1 de segunda (3): Globo fez cortes no Jornalismo e dispensou veteranos
A Globo demitiu pelo menos oito jornalistas veteranos nesta terça-feira (4). A medida faz parte da reestruturação da folha salarial, que começou com cortes no Esporte em março. Eduardo Tchao, Monica Sanches, Flávia Januzzi e Luciana Osório, rostos bastante conhecidos da emissora, estão entre os dispensados.
Segundo apurou o Notícias da TV, Jorge Espírito Santo, o Jorjão, lenda dentro da Globo e que era diretor do Fantástico, também está entre os demitidos. Foram cortados ainda Elza Gimenes, Alba Mendonça e Arthur Guimarães, figuras importantes que trabalhavam nos bastidores. Novas demissões devem acontecer nos próximos dias em São Paulo e Brasília.
Os dispensados têm em comum o fato de serem veteranos, com pelo menos 20 anos de emissora, e ganharem salário acima da média atual do mercado. É o caso de Eduardo Tchao, repórter consagrado da editoria Rio e que está na Globo desde 1997.
A veterana Luciana Osório recebeu elogios recentemente após a reportagem feita em março sobre a violência no Rio de Janeiro, que fechou uma edição do Fantástico. Monica Sanches chegou a apresentar o Jornal Nacional durante a pandemia de Covid-19.
Ao Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro em 31 de março, a Globo havia anunciado que faria demissões até maio para equilibrar as contas. O órgão repudiou a posição.
"Na reunião, fomos informados de que a empresa, embora sólida financeiramente, passa por um processo de ajuste e, em consequência, promoverá 'demissões pontuais' em abril e maio. Manifestamos nossa posição contrária a processos de demissão em massa e cobramos informações sobre a quantidade e o perfil dos profissionais que serão atingidos", havia informado o sindicato após a reunião do último dia 31.
Recentemente, somente na área esportiva, a Globo demitiu nomes como Cléber Machado, Jota Júnior, Sandro Meira Ricci, Ana Helena Goebel e Fernanda Colombo.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.