Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Alex Barbosa

Repórter da Globo preso com falsa cocaína volta a trabalhar no Maranhão

Reprodução/TV Globo

Alex Barbosa em reportagem sobre inundações no Maranhão exibida pelo Bom Dia Brasil - Reprodução/TV Globo

Alex Barbosa em reportagem sobre inundações no Maranhão exibida pelo Bom Dia Brasil

DANIEL CASTRO

Publicado em 2/2/2016 - 6h14

Demitido em outubro da TV Centro América, afiliada da Globo no Mato Grosso, o jornalista Alex Barbosa voltou a trabalhar na TV Mirante, da família Sarney, também integrante da Rede Globo. Barbosa ficou apenas três meses no Centro-Oeste. Ele foi demitido após incomodar autoridades de Cuiabá com uma reportagem em que comprovou a fragilidade do combate ao tráfico de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia, simulando o transporte de 240 quilos de cocaína. O repórter rodou 600 quilômetros com gesso embalado como se fosse coca até ser parado pela polícia.

Barbosa é repórter dos telejornais de rede da Globo. Ele é indicado pela direção nacional de jornalismo da emissora, mas tem contrato e salário pago pelas afiliadas, para as quais também produz reportagens de alcance local. Uma semana após ficar detido durante sete horas na Polícia Federal de Cáceres (MT), Barbosa foi dispensado pela TV Centro América.

Na época, a Globo negou que ele tivesse sido demitido. Mas o jornalista não voltou mais ao ar no Mato Grosso. Só ressurgiu no Bom Dia Brasil na última sexta-feira (29), com o microfone da TV Mirante, em uma reportagem sobre enchentes no Maranhão. Ele trabalhou na Mirante até meados do ano passado. Na emissora, também produziu reportagens que incomodaram os Sarney, mas não chegou ser repreendido.

O jornalista foi preso pela Polícia Militar do Mato Grosso em 12 de outubro, juntamente com outros três funcionários da TV Centro América, quando transportava 240 quilos de gesso em uma Parati. Eles já tinham circulado durante 12 horas por estradas do Estado e passado impunes três vezes por vários postos de policiamento.

Antes de fazer a reportagem, em medida preventiva de segurança, Barbosa enviou um ofício ao Ministério Público Federal (MPF) comunicando que transportaria gesso como se fosse cocaína. O MPF admitiu ter alertado a polícia sobre a reportagem. À imprensa, o secretário de Segurança Pública do Mato Grosso, Mauro Zaque, demonstrou mal-estar como a ousadia do jornalista: "Devemos instaurar um inquérito, porque a máquina do Estado foi acionada para isso. Tirar recursos da fronteira para fazer uma matéria é inadmissível". 

Pressionada, a TV Centro América dispensou Barbosa em 28 de outubro. Ele ficou à disposição da direção nacional de jornalismo da Globo, que decidiu levá-lo de volta para a TV Mirante. Em janeiro, Barbosa se mudou para São Luiz.

Quanto à falsa cocaína, o material foi encaminhado para peritos de Cuiabá, que atestaram ser apenas gesso em pó.

Alex Barbosa em gravação de reportagem com 240 kg de gesso embalados como cocaína


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

TUDO SOBRE

Globo

Jornalismo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.