Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

VEJA NÚMEROS

Renegados pela Globo, estaduais viram pedra no sapato e dão troco na audiência

GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Gagigol comemora gol com a camisa do Flamengo no Maracanã, contra o Bangu

Gabigol, do Flamengo: campeonatos estaduais vencem Globo na audiência após serem rejeitados

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 21/3/2022 - 6h45
Atualizado em 21/3/2022 - 13h26

Jogados fora pela Globo por não darem mais o retorno que a emissora esperava, os campeonatos estaduais deram o troco na audiência. Segundo levantamento obtido pelo Notícias da TV, Cariocão e Cearense ficam em primeiro lugar no Ibope com frequência e deixam atrações da tradicional líder na vice. Já o Baiano, exibido por uma TV pública, chegou a alcançar o segundo lugar.

A competição que bate a Globo com maior frequência é o torneio do Rio de Janeiro, considerado o mais visto do país por ser acompanhado em 20 Estados e Distrito Federal. Dos 14 jogos mostrados pela Record neste ano, cinco ficaram no topo. O recorde é do clássico entre Flamengo 1 x 0 Vasco, que ocorreu no último domingo (20), com 20,5 pontos. A Globo obteve 11,3.

A média geral até aqui é de 9,8 pontos --superior aos 8,7 pontos de 2021. Todos os embates que chegaram ao primeiro lugar envolvem o Flamengo. Em suas partidas, o Rubro-Negro marcou 14,7 pontos na Grande Rio de Janeiro. O segundo clube mais visto é o Vasco, com 10,4. O Fluminense fica em terceiro, com 8,8 pontos. O Botafogo fecha o ranking, com 6,0 de média.

O Carioca também atinge a ponta em outras capitais. Com Flamengo 2 x 2 Resende em 27 de fevereiro, a Record derrotou a Globo em sete capitais: Brasília, Goiânia, Belém, Vitória, Manaus, Salvador e o próprio Rio. A vitória específica alegrou Rubens Lopes, presidente da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro).

"É a confirmação do alcance nacional e da força do Campeonato Carioca. Não é à toa o slogan de mais visto do Brasil. São quatro grandes clubes e outros de muita tradição, capazes de despertar interesse pelo país", afirmou o mandatário esportivo ao Notícias da TV. A Record exibe outros quatro jogos neste ano. A expectativa é que, por serem clássicos no mata-mata, todos ganhem da Globo.

Estaduais pelo Brasil

Além do Carioca, o Campeonato Cearense registra bom desempenho. Transmitido pela TV Jangadeiro, afiliada do SBT em Fortaleza, o torneio tem ficado no topo com jogos de Ceará e Fortaleza, os maiores times do Estado. Foi o que aconteceu no último dia 1º, em Fortaleza x Ferroviário, pela semifinal do competição. Foram 16,0 pontos, com 21,1 de pico, contra 8,4 da Globo e 3,4 da Record.

No Nordeste, a Globo já tem uma pedra no sapato desde 2018: a Copa do Nordeste, regional exibido pelo SBT. É comum que as partidas fiquem em primeiro lugar em Ceará, Pernambuco e Bahia.

Até mesmo a TVE Bahia, TV que pertence ao governo da Bahia, surfa na onda. Com o Campeonato Baiano exibido com exclusividade, o jogo entre Bahia x Vitória na primeira fase chegou a picos de 11 pontos e alcançou o segundo lugar no Ibope --atrás apenas da Globo. A TVE costuma marcar média-dia (das 7h à meia-noite) de 0,5 ponto.


Leia também

Enquete

Pantanal perde audiência: novela está chata?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.