VIVIANE NOVAES
ARQUIVO PESSOAL
Viviane Novaes em sua loja de roupas femininas; a atriz pode ser vista na reprise do Viva
Há dez anos longe da TV, Viviane Novaes pode ser vista atualmente na reprise da segunda temporada de Malhação (1995-2020), exibida no canal Viva desde o ano passado. Aos 45 anos, a atriz se afastou dos holofotes para se dedicar à função de gerente de uma loja de roupas femininas no Rio de Janeiro. A transição para o comércio foi influenciada pela instabilidade da carreira artística.
Ela conta que uma das frases que mais ouve durante o expediente na loja localizada no centro da cidade, é a clássica pergunta: "Te conheço de algum lugar?", conta, aos risos, a atriz de 45 anos. Viviane assegura que não fica chateada com a abordagem. "No início eu ficava com vergonha de falar, hoje em dia já digo que não é da escola, que eu era da televisão mesmo", declara.
De fato, Vivi, como gosta de ser chamada, tem uma longa trajetória artística, iniciada aos 12 anos quando fez a versão infantil de Escolinha do Professor Raimundo no papel de dona Cândida, personagem original da atriz Stella Freitas. Desde então não parou mais, estudou teatro no Tablado --paralelamente à carreira de modelo, pela qual fez cerca de cem comerciais de TV--, e a fama veio mesmo em Malhação.
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Elenco de Malhação em 1995
A visibilidade na série adolescente abriu as portas para que Vivi fosse para as novelas e minisséries, fazendo parte do elenco fixo ou em participações especiais como: Zazá (1997), Corpo Dourado (1998), Era uma Vez (1998), Uga Uga (2000), As Filhas da Mãe (2001), Chocolate com Pimenta (2003), Brava Gente (2000-2003), Sandy & Junior (1999-2002), Sítio do Picapau Amarelo (2001), Guerra e Paz (2008), Caça Talentos (1996-1998) e várias outras atrações.
Contracenou com atores como: Fernanda Montenegro, Jorge Dória [1920-2013], Jorge Fernando [1955-2019], Mariana Ximenes, Nathalia Timberg e muitos outros. Ela relembra que houve períodos em que esteve simultaneamente em novelas das seis, das sete e das oito, além do Vale a Pena Ver de Novo.
A mudança de profissão aconteceu por acaso, após ser informada que o Zorra (1999-2020), programa em que fazia parte do elenco fixo, sairia de férias. Ela decidiu aceitar a proposta de uma amiga. "Ela sugeriu trabalharmos em loja no final de ano como extra de Natal. Deixei meu currículo, entrei como vendedora, fui ficando e em seis meses fui promovida a gerente. Estou lá até hoje", conta.
Confira abaixo uma participação dela no Zorra.
A instabilidade da profissão foi essencial para essa transição na carreira. "Foi a curiosidade de ir para outro mercado aliada com a insegurança financeira, é uma área instável, e eu já tinha um filho de três anos na época. Embora eu nunca tivesse passado aperto, dava uma certa insegurança", revela a atriz casada há 13 anos e mãe de dois filhos, um de 18 e outro de nove, fruto do seu segundo casamento.
Nesse período de quinze anos atuando no comércio, Vivi conta que nos primeiros cinco conseguiu conciliar a arte com as vendas, mas os últimos dez têm sido mais difíceis, principalmente por ter trocado o bairro onde vivia perto dos Estúdios Globo, pelo município de Niterói.
Ela não descarta um retorno à TV, mas avisa que a prioridade hoje é a loja, citando que houve um convite para retornar ao Zorra, mas já não estava tão interessada devido à mudança no perfil do programa, referindo-se a fase em que a atração mostrava mulheres de biquíni e humor de duplo sentido.
ARQUIVO PESSOAL
Como modelo, Viviane Novaes fez capas de revista
Viviane Novaes não se sente completamente afastada do seu ofício. Para ela há semelhanças entre a profissão de atriz e o trabalho na loja, que atuar no varejo é fazer teatro todos os dias.
"Trabalhar no comércio é um laboratório, é um trabalho de improvisação, de atuação no bom sentido e como sou gerente tenho que lidar com a equipe, o que também exige um certo nível de atuação no sentido de você estimular, inspirar e empolgar", conta ela que já conseguiu fechar vendas em virtude da fama conquistada na TV.
Sem revelar seus próximos projetos, ela assegura que pretende retomar a carreira de atriz no momento certo, e acrescenta que se naquela época já existissem as redes sociais, ela jamais teria se dividido entre as duas funções, afirmando que hoje em dia é mais fácil para se estabelecer usando as plataformas digitais disponíveis. "Lógico que eu vou voltar, vou fazer papel de vó, bisavó", aposta, em tom de brincadeira.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.