Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SALVA DE PALMAS

Renata Vasconcellos é tomada pela emoção e chora ao vivo por Gloria Maria no JN

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Foto de William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional

A apresentadora Renata Vasconcellos se emocionou com a morte de Gloria Maria no Jornal Nacional

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 2/2/2023 - 22h12
Atualizado em 2/2/2023 - 22h37

Renata Vasconcellos foi tomada pela emoção no fim da edição especial do Jornal Nacional sobre Gloria Maria, que morreu em decorrência de um câncer nesta quinta (2). A apresentadora se segurou durante todo o programa, mas foi às lágrimas ao puxar uma última homenagem à colega –profissionais de diversos escritórios da Globo a aplaudiram de pé.

O principal telejornal da emissora foi praticamente inteiro dedicado à memória da veterana. A exceção foi um bloco sobre as denúncias do senador Marcos do Val (Podemos) sobre uma proposta apresentada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para dar um golpe de Estado --revertendo a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.

William Bonner, que já havia chorado a morte da colega de profissão nas redes sociais, definiu a partida dela como um choque para todo o público:

Você nem precisa ter nascido no Brasil, mesmo se for estrangeiro, basta viver neste país para entender por que a notícia da morte da jornalista Gloria Maria entristeceu o dia logo cedo. E foi um baque. A razão disso é que ao longo de 50 anos de carreira, a Gloria se tornou uma personagem grandiosa do jornalismo e da TV.

Renata, em seguida, introduziu uma reportagem de quase dez minutos sobre a carreira da apresentadora. "O que você vai ver agora é o caminho que ela trilhou para isso. Ou para ser mais fiel aos fatos, o caminho que ela abriu. Porque foi uma das inventoras, das criadoras da figura do repórter de TV", disse.

A âncora também lembrou que Gloria foi a primeira pessoa a usar a Lei Afonso Arinos, promulgada durante a Era Vargas, para denunciar o preconceito. "Ela foi uma das pioneiras na luta contra o racismo. Sempre com coragem e curiosidade insaciável", acrescentou.

O Jornal Nacional ainda trouxe depoimentos de anônimos e também de famosos como Marina Ruy Barbosa, Regina Casé, Luciano Huck e Serginho Groisman ao longo da edição. As mensagens de autoridades como do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foram lembradas. 

Veja a homenagem à Gloria Maria:



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.