JORNAL NACIONAL
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Renata Vasconcellos no Jornal Nacional desta terça (10); jornalista se revoltou com fake news
Renata Vasconcellos classificou como "escandalosamente falsas" as fake news espalhadas em redes bolsonaristas sobre os ataques a Brasília. No Jornal Nacional desta terça (10), a jornalista desmentiu três mentiras que viralizaram em grupos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) --entre elas, a de que uma idosa teria morrido após ser detida pelas autoridades.
"As redes sociais bolsonaristas estão espalhando uma série de informações falsas sobre as pessoas que foram presas depois do atentado terrorista em Brasília. É tudo escandalosamente falso", disse a âncora.
"A começar por fotos obtidas em bancos de imagens da internet. É o caso da fake news sobre uma mulher idosa que teria morrido na prisão. É mentira", acrescentou ela, enquanto o telejornal mostrava a foto manipulada pelos extremistas.
"As redes criminosas inventaram que crianças estariam sem água e sem comida, mais uma vez mentira. Assim com o relato de que um preso teria cometido suicídio. É mentira", reforçou Renata.
Veja:
William Bonner começou o Jornal Nacional na segunda (9) com um recado para os que participaram dos atos antidemocráticos em Brasília. O apresentador afirmou que as autoridades seguem atuando para identificar os responsáveis pelos ataques na capital federal, ressaltando que os golpistas fracassaram em levar o caos ao país.
A invasão aos prédios do Congresso Nacional, do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Palácio do Planalto foram os destaques da escalada --resumo dos principais assuntos da edição. "A democracia brasileira busca os responsáveis pelo terrorismo na Praça dos Três Poderes", iniciou o âncora.
"E quem estimulou vândalos a depredar o patrimônio público para gerar o caos", complementou Renata. "Quem pagou o avião para levar milhares de golpistas até o coração da capital", acrescentou Bonner.
Por fim, antes de chamar a primeira reportagem, Bonner frisou que os golpistas falharam em tentar obrigar o país a instaurar estado de sítio:
O Brasil começou a semana ainda sob os acontecimentos chocantes de ontem em Brasília, mas se as sedes do Legislativo, do Executivo e do Judiciário mal começaram a ser reconstruídas, os três poderes seguem atuando. Porque as instituições estão de pé, assim como a Democracia, e as responsabilidades estão sendo apuradas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.