Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Jornalista consagrada da Globo, Gloria Maria morre vítima de câncer

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

A jornalista Gloria Maria sorrindo, em foto de divulgação

A jornalista Gloria Maria; ela morreu no Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (2)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 2/2/2023 - 9h01
Atualizado em 2/2/2023 - 9h26

Morreu na manhã desta quinta-feira (2) a jornalista Gloria Maria. A Globo e o Hospital Copa Star, onde ela estava internada, confirmaram a informação. Primeira repórter a entrar ao vivo no Jornal Nacional, ela apresentou o Fantástico e o Globo Repórter, teve mais de 50 anos de carreira na emissora e se destacou em inúmeras reportagens. Gloria Maria estava afastada do trabalho desde agosto de 2022, para tratamento contra câncer de pulmão, que teve metástase no cérebro. Ela não resistiu à doença. 

Gloria Maria havia sido diagnosticada com câncer inicialmente em 2019. Ela passou por imunoterapia, com bons resultados. Na sequência, descobriu que havia tido metástase no cérebro e passou por cirurgia, bem-sucedida.

Em meados do ano passado, Gloria foi submetida novamente a tratamento, após descobrir novas metástases cerebrais. Afastada do Globo Repórter, ela também não participou da Retrospectiva 2022. A jornalista havia sido internada em janeiro de 2023, mas os tratamentos deixaram de fazer efeito, e ela não resistiu às complicações do câncer.

Gloria Maria estava na Globo desde a década de 1970 e nunca revelou seu ano de nascimento (apenas dia e mês, 15 de agosto). Ela nasceu no Rio de Janeiro e começou na emissora como radioescuta. Estreou como repórter em 1971 e foi pioneira como mulher negra no jornalismo brasileiro. Gloria sofreu racismo e denunciou a discriminação judicialmente. 

A profissional trabalhou no Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio. Foi a primeira repórter a aparecer numa transmissão ao vivo no Jornal Nacional. Em 1986, passou a integrar a equipe do Fantástico e se tornou apresentadora do programa em 1998. 

Gloria Maria se destacou por reportagens de aventura, em que pulou de bungee jump e viajou pelo mundo, por exemplo, e por entrevistas com grandes celebridades, como Michael Jackson, Leonardo DiCaprio e Madonna. 

Após dez anos no Fantástico, Gloria pediu licença do trabalho e se afastou da Globo durante dois anos para se dedicar à vida pessoal. Neste período, adotou suas duas filhas, Maria e Laura, e fez viagens. 

A jornalista voltou ao ar em 2010, no Globo Repórter, com reportagens especiais. Ela assumiu a apresentação do programa, ao lado de Sandra Annenberg, em 2019.

A Globo lamentou a morte de Gloria Maria ao vivo, durante o Bom Dia Brasil desta quinta, e exibiu reportagem com homenagem à carreira dela na emissora. Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e enterro da jornalista.

O Hospital Copa Star emitiu nota oficial sobre a morte de Gloria: "O Hospital CopaStar lamenta a morte da paciente Gloria Maria na manhã desta quinta-feira e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.