Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTENDA O CASO

Renata Fan chama corintiano de 'maloqueiro' e leva invertida: 'Preconceito'

REPRODUÇÃO/BAND

Imagem de Renata Fan no Jogo Aberto

Renata Fan no Jogo Aberto; jornalista foi criticada pelos fãs do Corinthians após comentário

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/10/2022 - 17h22
Atualizado em 21/10/2022 - 13h46

Renata Fan foi criticada pelos torcedores do Corinthians por chamá-los de "maloqueiros". A apresentadora fez esse comentário enquanto repercutia o título do Flamengo na Copa do Brasil no Jogo Aberto desta quinta (20). Em nota, o clube paulista classificou a fala dela como uma "declaração preconceituosa". Após os posicionamentos negativos do público, a jornalista pediu desculpas e exigiu respeito.

"Eu avisei: Para, Chico [Garcia], você não combina [com o Corinthians], você não é maloqueiro. Você é um cara estudado, um cara multifunções. Aí você foi querer virar corintiano só para agradar a mulher", disse a jornalista.

Maloqueiro é uma gíria utilizada em algumas partes do país para se referir a bandidos de menor periculosidade, pessoas que não estudaram ou que não passam confiança.

Garcia torce pelo Grêmio e é casado com a corintiana Mila Alves. O jornalista já contou que, em alguns momentos, torce pelo timão para apoiar a mulher. Renata é torcedora declarada do Internacional e conta com um histórico de conflitos com os fãs do Corinthians. Ela foi processada pelo ex-atacante Jô e chegou a jogar uma camisa do time no chão.

Com a repercussão do caso, o clube repudiou o posicionamento dela. "O Corinthians, time do povo, lamenta e repudia as declarações preconceituosas da apresentadora Renata Fan no programa Jogo Aberto, Band, desta quinta-feira (20) e reforça o orgulho do nosso maior patrimônio: uma torcida apaixonada e fiel", afirmou o time em nota.

No Twitter, os torcedores também criticaram a fala. "Somos maloqueiros, sim, Renata Fan, mas também somos estudados. Somos loucos, mas também somos inteligentes. Você vive do futebol, respeitar deveria ser obrigação daqueles que tem espaço na mídia. Comentário nojento e preconceituoso", escreveu Hugo Rodrigues.

"Tantas mulheres batalhando por uma oportunidade no jornalismo esportivo, ainda tão machista, e a Renata Fan usando e abusando de ignorância, elitismo e preconceito. Essa senhora já deveria ter perdido voz faz tempo", comentou um perfil identificado como Danielle.

A influenciadora Lyarah Vojnovic, mulher do jogador Maycon, também criticou o comentário de Renata. "Vocês precisam aprender a respeitar as pessoas. Botar a mão na consciência e medir as palavras que saem de vocês! Ou melhor, nossa boca revela quem somos! Respeito com a torcida do Corinthians! E para deixar claro: Corintiano, maloqueiro e sofredor! Graças a Deus!", protestou.

Na final da Copa do Brasil, realizada na noite de quarta (19), Flamengo e Corinthians ficaram empatados em 1 a 1. A decisão foi para os pênaltis, quando o rubro-negro conseguiu superar o clube paulista e ganhou o tetracampeonato da competição.

Outro lado

No Jogo Aberto de sexta (21), Renata disse que é "maloqueira" e condenou as pessoas que a chamaram de preconceituosa nas redes sociais: "Sou uma pessoa que só estou no futebol porque sou uma torcedora maluca, fanática, maloqueira alucinada. Se vocês me vissem no estádio, eu me transformo. Fico sem respiração, grito, fico sem voz, muito muito apaixonada".

O que falei para o Chico aqui sobre ele ter feito uma brincadeira com a mulher, que é corintiana e é meio parecida comigo. Ele é quieto, contido. É um cara que imagino que, quando está vendo o jogo, já está escrevendo o texto, preparando o que vai fazer no canal no YouTube. Não imagino ele em êxtase, e eu sou assim.

"Foi o que quis dizer. Nunca quis falar de classe social, diferenciação. Quando você entra no estádio, você não tem idade, sexo masculino ou feminino, profissão. Torcedor é igual, independentemente da origem, do que ele faça", destacou.

Renata ainda manifestou sua indignação com os comentários que a acusavam de ser preconceituosa: "Quero falar também que não vou aceitar que pessoas me chamem de preconceituosa. Sei que devo respeitar meu público, meus colegas, mas sei que devo ser respeitada".

Confira as publicações sobre o caso:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.