CASO DE SAÚDE
REPRODUÇÃO/REDETV!
Marcelo de Carvalho em seu programa na RedeTV!: emissora é acusada de servir comida com larva
GABRIEL VAQUER, colunista
Publicado em 14/12/2022 - 15h09
Atualizado em 14/12/2022 - 19h16
Os Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas de São Paulo se uniram para denunciar a qualidade da comida servida no restaurante da RedeTV!. Funcionários relataram que passaram mal após comer no local e que já encontraram insetos como baratas e larvas na refeição. Na última segunda (12), a associação entregou uma proposta para a emissora com o intuito de resolver a situação. Em nota, a empresa nega as acusações.
O Notícias da TV teve acesso com exclusividade ao documento com as denúncias e com trechos de depoimentos de pessoas que comem diariamente no local. O Sindicato relata ainda que a rede de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho é a única das cinco grandes emissoras que não disponibiliza vale alimentação para os contratados.
As reclamações sobre o restaurante da RedeTV! não são novidade. Fontes da coluna relatam que a comida já não é boa há pelo menos cinco anos. Mas a situação se agravou nos últimos meses. Os representantes do sindicato na TV passaram a receber inúmeras queixas de que a comida servida era salgada e ficava com o gosto impregnado na boca durante horas.
Outros também comentaram que passaram mal após precisarem comer no famoso bandejão, usado principalmente por aqueles que ganham salários mais baixos e não podem trazer a comida de casa ou comer em uma lanchonete particular que fica nas dependências do CDT (Centro de Televisão Digital) de Osasco, onde fica a sede da RedeTV!.
"São poucos os trabalhadores que não têm ou não tiveram pelo menos uma ocorrência de dor de estômago, barriga, diarreia ou intoxicação alimentar -- como informam diversos relatos de colegas que foram contatados pelas entidades sindicais. O gosto da comida fica na boca durante horas. Impregna os dentes de tal maneira que mesmo depois de escová-los continua revesti-los", diz o documento.
O restaurante da RedeTV! é terceirizado, de responsabilidade da Sapore. No site da empresa, constam os nomes de outras TVs na lista de clientes, como SBT e Globo.
Apesar da expertise da fornecedora de alimentos, o sindicato afirma que diversos funcionários e ex-funcionários relataram ter encontrado objetos estranhos na comida, entre eles cacos de vidro e pedras, além de lesmas em saladas.
"Uma pesquisa entre empregados e ex-empregados da emissora encontrou uma diversidade de depoimentos e testemunhos ricos em detalhes das doenças provocadas pela comida ou dos objetos e até mesmo bichos encontrados nos alimentos. Os entrevistados para esse relatório afirmam ter encontrado lagartas, besouros e lesmas na salada, cabelo, pedra no arroz e no feijão, além de caco de vidro", mostra trecho da nota do sindicato à RedeTV!.
Recentemente, entre os meses de outubro e novembro de 2022, um radialista da RedeTV! comeu parte de uma barata que estava em uma sopa, relataram os líderes dos sindicatos.
Por mais chocante e nojento que pareça, não foi a primeira vez. Uma funcionária disse que já aconteceu antes --algumas vezes. E um ex-jornalista da TV contou que na época dele, mais de uma década atrás, houve outro caso de barata na comida.
Comidas e larvas em alimentos poderiam levar o restaurante popular da RedeTV! a ser fechado pela Vigilância Sanitária de São Paulo. A coluna apurou que não houve denúncias formais para o órgão governamental até então. Antes, para tentar resolver a situação, os sindicatos pediram uma reunião com os diretores da RedeTV!, realizada em 10 de novembro.
Na última segunda (12), as duas organizações apresentaram uma proposta para tentar melhorar o restaurante. Sugeriram que a TV ofereça mais um local para alimentação de funcionários e abra concorrência entre duas empresas. Orientaram ainda que a RedeTV! ofereça R$ 29 por dia de tíquete alimentação para funcionários que trabalham com carteira assinada e para quem tem contrato PJ (Pessoa Jurídica).
Por fim, os sindicatos pediram que a TV disponibilize pratos de comida ao custo de R$ 10 para trabalhadores que ganham menos. Isso já acontece em outras emissoras, como Band, Record, SBT e Globo. Foi baseado na experiência das concorrentes que o documento foi elaborado.
Procurada pelo Notícias da TV, a RedeTV! negou as acusações do sindicato. "As informações causam espanto, pois não procedem. A RedeTV! fornece refeições de qualidade através de restaurante terceirizado, que apresenta um cardápio variado e balanceado. Regularmente todos os colaboradores, elenco e convidados se utilizam do restaurante, que é sempre supervisionado pelo departamento de RH. Além disso, em suas amplas instalações, a empresa ainda dispõe de uma lanchonete e frequentemente há food trucks variados", diz em nota.
A Sapore, responsável pelo restaurante da RedeTV!, se disse surpresa com as denúncias do sindicato, mas admite "casos pontuais". A empresa irá realizar uma nova pesquisa interna para saber se os clientes estão satisfeitos com os serviços.
Leia a nota da Sapore na íntegra:
"Em relação à citação que menciona a Sapore em uma ação do Sindicato dos Jornalistas e Radialistas de SP contra a Rede TV!, a companhia informa que segue normas rígidas em todas as suas operações, adotando as melhores práticas e processos eficientes, oferecendo aos seus clientes refeições saborosas, de qualidade e com total segurança alimentar.
A Sapore conta, inclusive, com uma área institucional de processos de qualidade, que acompanha e monitora toda a produção das refeições, formada por uma equipe treinada e capacitada, com supervisão de nutricionistas, gerentes e demais profissionais.
Todos os alimentos utilizados são adquiridos com fornecedores certificados, além de também serem utilizadas tecnologias que permitem a rastreabilidade dos alimentos, bem como a coleta de amostras de todos os alimentos servidos em seus mais de mil restaurantes.
Todos os restaurantes Sapore possuem profissionais capacitados e treinados, como nutricionistas para acompanhar a preparação das refeições, garantindo o cumprimento dos cardápios e os procedimentos de qualidade.
A Sapore possui um restaurante corporativo dentro da Rede TV! há mais de 10 anos e se surpreende com essas denúncias, pois ao longo desse período não recebeu reclamação formal por parte de clientes e consumidores da própria empresa relacionada à qualidade e sabor das refeições.
Houveram ocorrências pontuais, mas que foram identificadas rapidamente e prontamente sanadas.
Diante do exposto, a empresa se compromete a realizar uma nova pesquisa de satisfação com clientes e consumidores buscando sanar possíveis descontentamentos apontados na matéria.
A Sapore está aberta ao diálogo e à disposição para quaisquer outros esclarecimentos, bem como reafirma seu compromisso em fornecer uma excelente alimentação nos seus mais de mil estabelecimentos espalhados pelo país e exterior. São 30 anos de atuação no mercado, sendo uma referência no segmento que atua e sempre priorizando a qualidade de seus serviços"
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
RedeTV!
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.