Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DE NOVO

Record sofre 2º ataque hacker em uma semana, e sites da emissora saem do ar

DIVULGAÇÃO/RECORD

Thalita Oliveira na apresentação do Fala Brasil de sábado

Thalita Oliveira apresentava Fala Brasil quando Record sofreu ataque: 2º grupo hacker invade TV

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 15/10/2022 - 15h13

A Record sofreu um segundo ataque hacker em menos de sete dias. Sites da emissora foram retirados do ar na tarde deste sábado (15) por um grupo que já fez isso com outras empresas. Desde a semana passada, os sistemas de produção e exibição estão de posse de invasores, que exigiram um resgate milionário para liberar o acesso novamente.

Sites da Record TV Rio, afiliada da Record no Rio de Janeiro, e Record TV Paulista, sede da rede de Edir Macedo no interior de São Paulo, foram invadidos e retirados do ar. O Notícias da TV apurou que o ataque foi feito pelo grupo hacker Cynosure Team, que assumiu a autoria em grupos de Telegram e em suas redes sociais.

Esse é o segundo ataque do grupo contra uma emissora de televisão. No início do ano, os hackers invadiram e tiraram do ar o site da RedeTV!. Ao longo de 2022, o grupo praticou o mesmo ato em sites de partidos políticos, como PSL (Partido Social Liberal) e PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).

Mais recentemente, o grupo conseguiu invadir o sistema da Polícia Civil de São Paulo e fez vazamento de dados do órgão público nas redes sociais. O caso ainda está sob investigação. Por enquanto, o Cynosure ainda não fez qualquer pedido de resgate.

A invasão pegou de surpresa profissionais das TVs locais da Record, que já informaram o ocorrido a executivos da sede da emissora, em São Paulo. Nos bastidores, um novo problema deste tipo era esperado, justamente porque outras áreas do sistema estavam desprotegidas por conta do problema maior na televisão.

O Notícias da TV procurou a Record para se posicionar sobre a nova invasão, mas ainda não obteve resposta. Caso o faça, o texto será atualizado.

Record e os ataques hackers

Os primeiros problemas foram sentidos pela equipe da emissora a noite do último dia 7. Os profissionais do Domingo Espetacular precisaram correr para recuperar o que foi perdido no ataque, com trabalho que avançou durante a madrugada.

Os conteúdos que ainda não tinham sido mandados para o servidor interno ou que estavam salvos em cards externos foram recuperados e reeditados para serem exibidos --ou seja, parte do trabalho que estava pronto foi perdido e precisou ser refeito.

A emergência se tornou pública na manhã do último sábado (8), quando o Fala Brasil foi interrompido às 9h06, e episódios da série Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009) passaram no lugar.

A programação ao vivo foi retomada com o programa A Escola do Amor, da Igreja Universal do Reino de Deus. Nas concorrentes, o assunto repercutiu. A Globo reforçou os cuidados com segurança interna e soltou comunicado para os seus funcionários e admitiu que sofreu uma tentativa no primeiro turno das eleições.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.