ALERTA VERMELHO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Fábio William comandou o Jornal Hoje neste sábado (8); Globo pediu atenção com ataques
Após a Record sofrer uma pane em seus sistemas digitais que teria sido motivada por um ataque hacker, a Globo fez um alerta aos jornalistas para que redobrassem os cuidados com e-mails de origem suspeita. Fontes do Notícias da TV confirmaram que a alta cúpula da equipe de Tecnologia da empresa disparou um comunicado para que as Redações ficassem em alerta.
A recomendação circulou neste sábado (8) pelo WhatsApp dos funcionários da Globo e da GloboNews, em textos e em áudio gravado por um dos responsáveis pela segurança digital da companhia. A orientação é não abrir "e-mails externos estranhos".
"Nossa infra possui diversas camadas de segurança, mas é sempre bom reforçar a importância da nossa atuação. Somos todos responsáveis por contribuir com a segurança da empresa. Peço a ajuda de todos para ficarmos atentos e, em caso de dúvida, acionarmos a equipe de Segurança da Informação", diz um trecho da mensagem.
No áudio, o especialista contextualiza o problema que aconteceu na Record durante a manhã. O Fala Brasil precisou sair do ar às 9h06 após os sistemas que viabilizam a exibição de reportagens saírem do ar --a emissora precisou colocar Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009) às pressas para tapar buraco. A programação ao vivo só retornou ao meio-dia, com A Escola do Amor, programa da Igreja Universal do Reino de Deus.
Segundo antecipou o colunista Ricardo Feltrin, do UOL, a Record sofreu um ataque de hackers e teve acervo de reportagens, quadros e memória sequestrados; executivos esperam um pedido de resgate.
Atrações feitas em estúdio, com link ao vivo ou materiais colocados em sistema neste sábado ajudaram a colocar atrações como o Balaço Geral da tarde no ar. A Record ainda não se manifestou sobre o caso.
No áudio que circulou na Globo, foi especulado que a entrada do ataque hacker na Record teria acontecido a partir de um e-mail com link. "Eles podem ter disparado isso para mais de uma emissora, então peçam para as equipes de vocês para ter uma atenção especial", pediu o profissional, que reforçou que a Globo tem "diversas camadas de segurança", mas que os funcionários são importantes para que "as camadas funcionem".
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.