OPERAÇÃO
REPRODUÇÃO/RECORD
Sergio Aguiar no comando do Domingo Espetacular, que foi colocado no ar após ataque na Record
Publicado em 9/10/2022 - 20h16
Atualizado em 9/10/2022 - 20h21
Programa de maior ibope da Record no fim de semana, o Domingo Espetacular montou uma operação de guerra para entrar no ar neste domingo (9). Uma das atrações da emissora de Edir Macedo prejudicada pelo ataque hacker sofrido pela empresa neste fim de semana, o jornalístico comandado por Sergio Aguiar e Carolina Ferraz teve parte do trabalho salvo na última hora, com reportagens colocadas no ar de uma forma antiga.
O Notícias da TV confirmou com fontes que o sistema digital interno da Record continuava fora do ar quando a revista eletrônica começou. Com isso, o jeito foi usar discos para colocar os conteúdos editados no ar "na mão" no switcher, o local onde se comanda a transmissão de um programa.
Os primeiros problemas foram sentidos pela equipe da emissora na sexta-feira (7). Nas últimas 48 horas, os profissionais do Domingo Espetacular precisaram correr para recuperar o que foi perdido no ataque sofrido, com trabalho que avançou durante a madrugada.
Os conteúdos que ainda não tinham sido baixados para o servidor interno ou que estavam salvos em cards externos foram recuperados e reeditados para serem exibidos --ou seja, parte do trabalho que estava pronto foi perdido e precisou ser refeito.
Apesar da correria, os envolvidos no programa conseguiram inclusive salvar os dois principais materiais da edição desta semana: a viúva do diplomata Sérgio Vieira de Mello (1948-2003) criticando a ONU (Organização das Nações Unidas) em entrevista exclusiva, além de Roberto Cabrini investigando a acusação de estupro contra três jogadores de futebol do Botafogo de Ribeirão Preto.
Antes do Domingo Espetacular, o Hora do Faro só conseguiu mostrar a entrevista gravada com Rosiane Pinheiro porque a edição foi feita em uma produtora usada às pressas no sábado (8). Já o Vai Dar Namoro foi transmitido em reprise.
Segundo antecipou o colunista Ricardo Feltrin, do UOL, a Record sofreu um ataque de hackers e teve acervo de reportagens, quadros e memória sequestrados, o que prejudicou o Fala Brasil. Atrações feitas em estúdio, com link ao vivo ou materiais colocados em sistema recentemente ajudaram a colocar programas no ar.
A Record ainda não se manifestou sobre o caso. A emergência se tornou pública na manhã de sábado (8), quando o Fala Brasil foi interrompido às 9h06, e episódios da série Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009) foram exibidos no lugar. A programação ao vivo foi retomada ao meio-dia, com o programa A Escola do Amor, da Igreja Universal do Reino de Deus, e o Balanço Geral SP com adaptações na sequência.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.