SÓNIA DE JESUS
REPRODUÇÃO/TVI
Sónia de Jesus chora no Big Brother Portugal; participante foi punida por fala racista sobre brasileiras
REDAÇÃO
Publicado em 26/6/2020 - 8h27
Sónia de Jesus, do Big Brother Portugal, chorou nesta quinta (25) após ser punida por uma fala racista sobre mulheres brasileiras. Por ter dito que "brasileiras são de uma raça, são da favela", a participante perdeu a liderança e está automaticamente no paredão da próxima semana. Com medo de ser rotulada, Sónia confessou: "Estou tão arrependida de ter entrado aqui".
"Eu tinha tudo na minha vida, as minhas filhas, a minha família, a minha casa, eu continuava noiva. Por que vim para aqui? Para nada! Eu era feliz", desabafou a confinada, enquanto segurava uma foto das crianças no quarto com outros participantes. "Tenho duas filhas e não quero que elas sofram futuramente com isso. Vocês sabem como é a sociedade", lamentou.
"Desde que entrei aqui, eu só choro, só sofro e tenho atitudes que não quero ter, só faço coisas que não penso. Não perdi, mas ganhei um rótulo", declarou Sónia, que em nenhum momento se desculpou pela fala racista e só chorou após receber a punição do Big Boss. O paredão em que ela caiu acontecerá em 5 de julho.
A polêmica começou quando o participante Daniel Monteiro, que está emparedado, recebeu uma mensagem de fãs brasileiros através de uma faixa em um avião que sobrevoou a casa do reality na quarta (24). A partir disso, os confinados começaram a falar sobre mulheres brasileiras, e Sónia acabou soltando o comentário preconceituoso. Confira:
desculpem mas isto passa um bocadinho os limites... o que a sónia disse então... estou mesmo desconfortável. #BB2020Tvipic.twitter.com/lh3yX5JUmm
— rafaela ᵇˡᵐ (@zoeyduatch) June 24, 2020
A fala revoltou internautas portugueses, que a acusaram de cometer xenofobia e pediram que a emissora TVI, responsável pela transmissão, tomasse providências. A produção, então, decidiu tirá-la da liderança da semana e colocá-la automaticamente no paredão seguinte.
O anúncio foi feito já na noite de quarta pelo Big Boss: "Como sabem, minha casa é onde todos cabem e devem ser tratados igualmente. Com esse comportamento, me vejo obrigado a agir. Sónia, a partir deste momento, você deixa de ser líder da casa e, no domingo, estará indicada para a semana seguinte ao paredão", disse a voz.
Ana Catharina, participante brasileira do reality português, disse que a declaração da colega havia sido infeliz, mas que nunca sofreu preconceito por parte de Sónia na casa. "Eu sei que ela nunca me tratou mal. Agora, o que ela falou, se falou isso ou aquilo, eu não lembro, não estava presente", afirmou.
"O que ouvi foi a frase que o Big Brother me perguntou o que achei. Para mim, foi um comentário infeliz, porque lá fora, pelo contexto histórico, por tudo que as pessoas vivem, pela nossa história, as palavras precisam ser medidas, as pessoas se sentem ofendidas", disse Ana.
Confira abaixo o momento em que Sónia diz se arrepender de entrar para o reality:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.