Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OUTRA VEZ

Público detona Globo por dar palco a Arthur Nory após acusação de racismo

Reprodução/TV GLOBO

Arthur Nory e Nadna Oyakawa em participação no programa Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua

Arthur Nory e Nadna Oyakawa em participação no programa Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/3/2023 - 16h03

A Globo revoltou parte do público por convidar Arthur Nory para ser um dos participante do Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua deste domingo (12). A emissora carioca foi detonada nas redes sociais por dar palco ao atleta que se envolveu em um caso de racismo.

Nory foi uma das duplas convidadas para participar do reality culinário comandado por Leandro Hassum. O atleta olímpico compareceu ao lado de sua mãe, Nadna Oyakawa, e esteve na disputa contra os adversários Matheus Costa e Maria Eduarda de Carvalho.

A presença de Nory não foi bem aceita pelos espectadores, principalmente por ser um caso reincidente na Globo. Em 2021, a líder de audiência foi criticada por chamar o ginasta de "herói olímpico" em uma reportagem do Esporte Espetacular.

"2023 e a Globo dando palco para Arthur Nory. O que esperar de uma emissora que passou pano e ainda passa para Luisa Sonza, né?", questionou a internauta Jasmine. "Colocaram o racista do Arthur Nory depois de tudo que fez para participar de um programa na Globo. Está de sacanagem", completou a usuária Beatriz.

"Toda vez que vejo esse Arthur Nory na TV, eu lembro do quanto ele foi racista e saiu impune. Nem o cancelamento existe de verdade para quem é racista", questionou Roxy. "É serio que esse Arthur Nory está no programa da Paola [Carosella] depois de toda merda que ele fez? Racismo não dá nada no Brasil mesmo", vociferou a dona do perfil Lanzhounism.

Relembre o caso

Em maio de 2015, o ginasta Angelo Assumpção foi convocado às pressas para substituir Arthur Nory na seleção que disputaria a etapa de São Paulo da Copa do Mundo. Na final, ele deu um salto perfeito e conquistou uma medalha de ouro inédita. Apesar do feito histórico, o jovem continuou sendo desprezado nos treinamentos.

Duas semanas depois da conquista, Nory publicou um vídeo no qual ele e outros dois colegas brancos faziam bullying racista com Angelo. "O saco do supermercado é branco, o de lixo é preto. Por quê?", debochava o atleta nas imagens.

A repercussão do caso afetou mais a carreira de Angelo do que a dos agressores. Em 2019, a vítima foi demitida do Clube Pinheiros após denunciar o caso de racismo do colega, enquanto Nory seguiu no clube após apenas 30 dias de suspensão determinada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

O descendente de japoneses ainda foi poupado de uma denúncia pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, pôde disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro no ano seguinte ao caso e saiu consagrado ao ganhar uma medalha de bronze no solo.

Confira as publicações feitas no Twitter com as críticas do público contra a Globo e Arthur Nory:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.