Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FORA DA TV DESDE 2020

Proibido no SBT, Chaves se transforma em fenômeno de audiência no YouTube

REPRODUÇÃO/SBT

Roberto Gómez Bolaños sorridente em cena como Chaves, seriado que fez história no SBT

Chaves (Roberto Gómez Bolaños) está fora do SBT desde 2020, mas tem audiência no YouTube

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 28/8/2022 - 8h40

Programa que marcou história no SBT durante 36 anos, Chaves deixou de ser exibido na TV em agosto de 2020 por causa de uma desavença entre a empresa mexicana Televisa e o Grupo Chespirito. O problema com os proprietários dos direitos fez o seriado sumir não só da televisão, mas também de plataformas de streaming, pois estava disponível no Prime Video. A produção, no entanto, ainda mantém um público fiel no YouTube.

Como Chaves não tem um "dono" no Brasil, a única forma de os fãs da comédia assistirem aos episódios passou a ser a rede social de vídeos. Mesmo sem direitos, alguns canais usam gravações exibidas de SBT ou Multishow (que mostrou o programa na TV paga entre 2018 e 2020) e bombam com milhões de visualizações.

Uma pesquisa feita pelo termo "Chaves" na última sexta (26) no YouTube trazia como primeiro vídeo uma "Maratona Chaves em HD, mais de 4 horas de alegria", que acumulava mais de dois milhões de visualizações em menos de um ano de publicação.

Já outro, disponível há um mês com nome "Chaves, compilação de 1 hora e 10 minutos em alta qualidade", tinha sido reproduzido mais de 800 mil vezes em apenas um mês. Há episódios com mais de 17 milhões de visualizações. Chapolin também já aumentou a audiência de alguns canais.

Existem alguns produtores de conteúdo no YouTube que não mostram os capítulos completos, mas são especialistas em listas com curiosidades e notícias sobre o universo dos personagens de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014). O Vila do Chaves, por exemplo, acumula 462 mil inscritos, enquanto o Fórum Chaves tem mais de 2,5 milhões de fãs. Veja um vídeo abaixo:

Por que Chaves saiu da TV?

O problema com a série fora da TV envolve a Televisa, conglomerado de mídia mexicano, que exibiu os programas e, portanto, é dona dos direitos da obra produzida (ou seja, as fitas com os episódios antigos), e o Grupo Chespirito, administrador do espólio de Bolaños e titular dos direitos intelectuais (personagens e roteiros dos capítulos, por exemplo).

Como Chaves e Chapolin foram gravados pela Televisa no passado, a rede manteve os direitos sobre as fitas dos episódios antigos, que ela distribuía pelos vários canais exibidores das atrações mexicanas até o fim de julho de 2020. No Brasil, além de SBT e Multishow, a Amazon também tinha os episódios disponíveis no Prime Video.

Em troca, a rede mexicana pagava um valor para o Grupo Chespirito. No processo de renovação do contrato, Fernández endureceu as negociações e pediu um aumento no valor pago pelos direitos. As partes não chegaram a um acordo, e a atração deixou de ser exibida mundialmente em agosto de 2020.

Vai voltar?

Em junho de 2021, os fãs da série chegaram a criar expectativa para um possível retorno, depois de uma entrevista de Roberto Gómez Fernández, presidente do Grupo Chespirito e filho de Roberto Gómez Bolaños, ao jornal mexicano El Universal.

Estamos dando alguns passos nesse processo de reconciliação, em todos os sentidos. Não é que estejamos brigados, longe disso. Pelo contrário. Simplesmente houve divergências e isso nos pegou no meio da pandemia. Creio que as circunstâncias não foram as melhores, agora que estamos em outras circunstâncias, sem dúvida isso vai acontecer.

Mais de um ano depois da declaração, porém, nada aconteceu. Chaves e Chapolin continuam fora da TV mundialmente e sem previsão de retorno.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.