Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

TRIPLO TALAQ

Princesa usa lei retratada por Gloria Perez em O Clone para se divorciar em Dubai

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Shaikha Mahra usa joias e encara a câmera

Shaikha Mahra, princesa de Dubai, em foto publicada nas redes; ela anunciou divórcio no Instagram

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/7/2024 - 10h09

Shaikha Mahra, princesa de Dubai, usou uma regra retratada em O Clone (2001) para anunciar o divórcio do marido, Mana Al Maktoum, membro da família real dos Emirados Árabes Unidos. O triplo talaq --ou seja, quando uma das partes diz a palavra "talaq" três vezes ao cônjuge-- assegura a separação de um casal em alguns países que seguem a cultura islâmica sunita.

Na novela de Gloria Perez, o "talaq" foi traduzido como "eu te repudio". A prática foi usada por Said (Dalton Vigh) para se divorciar de Jade (Giovanna Antonelli) na trama. A autora, inclusive, repostou a cena em suas redes sociais nesta segunda (22).

Ela já havia compartilhado a postagem da princesa, na qual ela anuncia publicamente o divórcio. "Querido marido, como você está ocupado com outras companhias, eu declaro o nosso divórcio. Eu me divorcio de você, eu me divorcio de você, eu me divorcio de você. Cuide-se. Sua ex-esposa", escreveu ela, em inglês.

O divórcio, contudo, não será oficializado tão facilmente. A prática do triplo talaq não é mais válida nos Emirados Árabes Unidos, onde a princesa mora atualmente.

Além disso, era muito mais comum no caso de homens para mulheres --afinal, eles não precisam oferecer razões ou obter consentimento da mulher para o divórcio.

No caso das mulheres, o caminho é mais longo. Na maioria dos casos, a mulher precisa devolver o dote (mahr, em árabe) oferecido pelo marido ou pela família do marido antes do casamento para que o processo seja concretizado. Ela também precisa justificar o motivo de estar se separando.

O costume foi banido após a luta de movimentos em prol das mulheres, que costumavam sair prejudicadas com esse tipo de separação: segundo dados do Movimento das Mulheres Muçulmanas Indianas, datados de 2016, 40% das mulheres não conseguiram recuperar nem as próprias joias após o divórcio. Elas ficaram desamparadas e "largadas ao vento", para usar outra expressão da novela.

O Clone retratava, com licença poética, os costumes do Marrocos no início do milênio. A autora destacou o fato em sua postagem. "E a princesa de Dubai inovou: pediu o divórcio aqui pelo Instagram.  Estão lembrados de O Clone? Se disser três vezes 'eu me divorcio' está divorciado?", escreveu.

Shaika e Al Maktoum se casaram em maio do ano passado, numa cerimônia luxuosa. O casal teve uma filha há menos de três meses. 

A princesa é filha de Mohammed Al Maktoum, emir de Dubai, acusado de manter Latifa, sua outra filha, presa. Latifa descreveu seu pai como um "grande criminoso" e o considerou responsável por aprisionar mulheres desobedientes. Ela fugiu de Dubai em maio de 2023. 

TUDO SOBRE

Separação


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.