Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MISTÉRIO

Por que HBO Max esconde Grazi Massafera como a protagonista de Dona Beija?

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/GLOBO

Grazi Massafera em A Lei do Amor

Grazi Massafera na Globo: atriz ainda não assinou contrato, mas fará Dona Beija na HBO Max

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 13/6/2023 - 6h45

Grazi Massafera acertou com a Warner Bros. Discovery e vai viver Dona Beija na readaptação da trama de 1986, que fez história na extinta Rede Manchete (1983-1999) e teve Maitê Proença no papel principal. A novela deverá entrar no no catálogo da HBO Max, e o anúncio oficial ainda não aconteceu por questões burocráticas. A atriz, no entanto, já está envolvida com a produção nos bastidores.

Segundo apurou o Notícias da TV, Grazi ainda não assinou contrato com a Floresta, responsável pela novela em parceria com a Warner, porque a produtora espera a definição de todo o elenco para entregar o documento. Apesar disso, a ex-BBB já tem recebido algumas informações privilegiadas, como o roteiro dos primeiros capítulos.

A atriz até fez testes de caracterização para definir a identidade visual de sua personagem e tirar medidas para o figurino. Floresta e HBO Max vão encomendar a confecção de roupas exclusivas, feitas sob medida para Grazi atuar nas cenas mais importantes.

A prioridade agora é encontrar um nome forte para ser o par romântico de Beija, que foi interpretado na versão original por Gracindo Júnior. a ideia é escalar um homem com beleza rústica para o papel.

Dona Beija será uma adaptação dos livros Dona Beija: A Feiticeira do Araxá, de Thomas Othon Leonardos (1906-1990), e A Vida Em Flor de Dona Beija, de Agripa Vasconcelos (1896-1969). A HBO Max, no entanto, pretende modernizar a narrativa e recorrer a nostalgia mais na divulgação do projeto do que propriamente na obra.

Em 2021, a produtora Floresta comprou os direitos dos livros e anunciou a adaptação, que está nas mãos de dois autores. Um deles é o português Antônio Barreira, que venceu o Emmy Internacional de melhor novela em 2010 com Meu Amor, da TVI. Ele foi o primeiro lusitano a vencer a maior premiação da televisão internacional.

Junto a Barreira está o escritor Daniel Berlinsky, conhecido por ter atuado na Globo em diversas novelas com Walcyr Carrasco. Entre elas, Morde e Assopra (2011), Gabriela (2012), Amor à Vida (2013) e Êta Mundo Bom! (2016).

Dona Beija na Manchete

A versão mais conhecida de Dona Beija foi ao ar entre 31 de março a 11 de julho de 1986, com 89 capítulos. Foi o primeiro grande sucesso na teledramaturgia da Manchete, que havia sido fundada três anos antes. Maitê já havia feito outro papel de apelo sensual na emissora, na minissérie A Marquesa de Santos (1984).

A novela conta a história da corajosa Ana Jacinta de São José, a Dona Beija, que escandalizou todos com seu comportamento arrojado para a época. O SBT reprisou a novela em 2009, no rastro do sucesso da reexibição de Pantanal (1990) um ano antes. Dessa vez, porém, Dona Beija não teve boa audiência.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.