MISTÉRIO
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/GLOBO
Grazi Massafera na Globo: atriz ainda não assinou contrato, mas fará Dona Beija na HBO Max
Grazi Massafera acertou com a Warner Bros. Discovery e vai viver Dona Beija na readaptação da trama de 1986, que fez história na extinta Rede Manchete (1983-1999) e teve Maitê Proença no papel principal. A novela deverá entrar no no catálogo da HBO Max, e o anúncio oficial ainda não aconteceu por questões burocráticas. A atriz, no entanto, já está envolvida com a produção nos bastidores.
Segundo apurou o Notícias da TV, Grazi ainda não assinou contrato com a Floresta, responsável pela novela em parceria com a Warner, porque a produtora espera a definição de todo o elenco para entregar o documento. Apesar disso, a ex-BBB já tem recebido algumas informações privilegiadas, como o roteiro dos primeiros capítulos.
A atriz até fez testes de caracterização para definir a identidade visual de sua personagem e tirar medidas para o figurino. Floresta e HBO Max vão encomendar a confecção de roupas exclusivas, feitas sob medida para Grazi atuar nas cenas mais importantes.
A prioridade agora é encontrar um nome forte para ser o par romântico de Beija, que foi interpretado na versão original por Gracindo Júnior. a ideia é escalar um homem com beleza rústica para o papel.
Dona Beija será uma adaptação dos livros Dona Beija: A Feiticeira do Araxá, de Thomas Othon Leonardos (1906-1990), e A Vida Em Flor de Dona Beija, de Agripa Vasconcelos (1896-1969). A HBO Max, no entanto, pretende modernizar a narrativa e recorrer a nostalgia mais na divulgação do projeto do que propriamente na obra.
Em 2021, a produtora Floresta comprou os direitos dos livros e anunciou a adaptação, que está nas mãos de dois autores. Um deles é o português Antônio Barreira, que venceu o Emmy Internacional de melhor novela em 2010 com Meu Amor, da TVI. Ele foi o primeiro lusitano a vencer a maior premiação da televisão internacional.
Junto a Barreira está o escritor Daniel Berlinsky, conhecido por ter atuado na Globo em diversas novelas com Walcyr Carrasco. Entre elas, Morde e Assopra (2011), Gabriela (2012), Amor à Vida (2013) e Êta Mundo Bom! (2016).
A versão mais conhecida de Dona Beija foi ao ar entre 31 de março a 11 de julho de 1986, com 89 capítulos. Foi o primeiro grande sucesso na teledramaturgia da Manchete, que havia sido fundada três anos antes. Maitê já havia feito outro papel de apelo sensual na emissora, na minissérie A Marquesa de Santos (1984).
A novela conta a história da corajosa Ana Jacinta de São José, a Dona Beija, que escandalizou todos com seu comportamento arrojado para a época. O SBT reprisou a novela em 2009, no rastro do sucesso da reexibição de Pantanal (1990) um ano antes. Dessa vez, porém, Dona Beija não teve boa audiência.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.