Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SUPERPRODUÇÃO

Por megaestúdio, Globo muda endereço do Jornalismo durante as Eleições

REPRODUÇÃO/TV GLOBO E GLOBONEWS

William Bonner com uma gravata azul no Jornal Nacional; Natuza Nery na GloboNews

William Bonner e Natuza Nery vão apresentar programas que serão feitos nos Estúdios Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 15/7/2022 - 6h25

A Globo vai dar ares de superprodução para a sua cobertura das eleições deste ano. A emissora vai usar os Estúdios Globo para dois projetos sobre o pleito: o Central das Eleições, da GloboNews, e as entrevistas com candidatos à presidência do Jornal Nacional serão feitas de lá pela primeira vez, e não na sede do Jardim Botânico, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Os ensaios já ocorrem a todo o vapor com os envolvidos, segundo apurou o Notícias da TV. Os dois projetos são uma espécie de piloto para uma ideia que a Globo começará a colocar em prática. O objetivo é usar a imponência e o espaço do local para dar ares de superprodução e envolver os telespectadores.

A direção deseja deixar claro o poderio da emissora, que ainda é a segunda maior do mundo, mas tem sofrido críticas públicas de apoiadores ao governo Jair Bolsonaro (PL) e virou alvo de especulações de que estaria em crise.

Na Central das Eleições, o time da política da GloboNews vai sabatinar durante duas horas e meia os candidatos a presidente. O programa será apresentado pela comentarista Natuza Nery e terá participação de Andréia Sadi, Júlia Duailibi, Míriam Leitão, Merval Pereira, Ana Flor, Valdo Cruz, Octávio Guedes, Gerson Camarotti e Flavia Oliveira. 

Jair Bolsonaro e Lula (PT) não responderam os convites para sabatinas, e o programa está confirmado, por enquanto, apenas com outros candidatos, como Ciro Gomes, André Janones e Simone Tebet. A estreia do Central das Eleições vai acontecer no próximo dia 25. 

Já as entrevistas no Jornal Nacional irão ocorrer na semana do dia 22 de agosto. A emissora já fez o convite formal para as equipes de campanha dos candidatos e apresentou as suas regras no início deste mês. Existe um temor de que Bolsonaro e Lula, os líderes das pesquisas de intenção de voto, fiquem de fora. 

Em 2018, as sabatinas com os candidatos para presidente deram audiência acima dos 30 pontos em São Paulo para o Jornal Nacional. Desde 2002, as entrevistas costumam ser um momento de brilho dos âncoras, que saem do lugar comum de apenas apresentar as notícias. O estilo agressivo das entrevistas é elogiado pelo público, mas temido pelos políticos.

"A Globo sempre busca inovações na sua cobertura das eleições para encantar e surpreender o público. Por isso, decidiu realizar as entrevistas com os presidenciáveis nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. O cenário da Central das Eleições da GloboNews será inovador. O mesmo acontecerá com as entrevistas do Jornal Nacional. Há outra vantagem: proporcionar mais conforto aos candidatos e suas equipes", explica a emissora.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.