Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HOMENAGENS AO REI

Pelé morreu: Galvão Bueno interrompe programação da Globo em último tributo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Foto de Pelé em plantão na Globo

Pelé em homenagem da Globo; morte de rei do futebol foi anunciada em plantão pela emissora

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/12/2022 - 16h45

A Globo interrompeu a Sessão da Tarde às pressas nesta quinta (29) para anunciar a morte de Edson Arantes Nascimento, o Pelé (1940-2022). A notícia foi dada com "muita tristeza" pela jornalista Renata Vasconcellos durante plantão e, em seguida, a emissora exibiu uma homenagem à carreira do "rei do futebol" --com direito à narração de Galvão Bueno.

O narrador chamou o amigo, com quem dividiu a transmissão da Copa de 1994 e a conquista do tetracampeonato de futebol, de "atleta do século" e de gênio da bola. Ele também lembrou que o mineiro é o único jogador a ser tricampeão mundial --em 1958, 1962 e 1970.

"O roteiro de vida que Pelé escreveu com os pés pelos campos do planeta não tem um fim. É uma história que continuará a ser contada e recontada de geração a geração, de título a título, de cada imagem revisitada de um personagem que nasceu para se tornar imortal, para se tornar uma lenda", disse Galvão.

O tributo foi da infância do ídolo, em Três Corações, no interior de Minas Gerais, passando pelas primeiras partidas no time local até chegar ao Santos. O clube foi o único defendido pelo atleta durante a sua carreira profissional no Brasil --e também preparou uma série de homenagens em seu estádio, a Vila Belmiro, onde vai acontecer o velório.

O vídeo, com duração de quase dez minutos, abordou todas as conquistas do craque até a despedida dele. Pelé estava internado há um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para cuidar de uma infecção pulmonar e reavaliar um tratamento quimioterápico. Ele deixa seis filhos e nove netos.

Como foi o plantão da morte de Pelé?

Renata Vasconcellos foi a responsável por ancorar a transmissão sobre a morte de Pelé. Além da homenagem com narração de Galvão, o repórter Guilherme Pereira também trouxe mais informações direto da instituição de saúde em que ele estava sob cuidados paliativos.

O Plantão ainda contou com uma reportagem de Graziela Azevedo sobre a saúde do ex-jogador nos últimos anos. Ele enfrentou problemas renais e se submeteu a uma cirurgia no quadril para se livrar das dores causadas pela artrose --o que o levou a se ausentar de eventos importantes como as Olimpíadas do Rio em 2016.

Morre Pelé

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu aos 82 anos nesta quinta (29). O rei do futebol travava uma luta contra um câncer de cólon desde setembro de 2021. Ele estava internado há um mês no hospital Albert Einstein, em São Paulo, após apresentar um quadro de inchaço pelo corpo, insuficiência cardíaca e confusão mental. A causa da morte foi "falência de múltiplos órgãos".

Na semana passada, o ídolo já havia apresentado uma piora. Os médicos informaram que o câncer avançou para os rins e coração.

"O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido rei do futebol", informou o boletim.



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.