ASTROS DA WEB
DIVULGAÇÃO/BAND
Henrique Fogaça, Carlinhos Maia e Erick Jacquin durante as gravações da 11ª temporada do MasterChef
O MasterChef Brasil estreia nesta terça (28) sua 11ª temporada e completa dez anos no ar na Band. Ao longo da última década, o reality frequentemente apareceu entre os assuntos mais comentados nas redes sociais e virou assunto também para criadores de conteúdo. Desta vez, a Band decidiu tirar estes influenciadores da internet e colocá-los no estúdio do programa, para vivenciarem um pouco da experiência MasterChef.
Entre os famosos da web selecionados para participarem dos novos episódios do programa, estão nomes como Carlinhos Maia, Gkay, Rafa Chaloub (conhecido como Esse Menino), Juju Salimeni, Jon Vlogs e Matheus Costa.
A participação dos influenciadores se assemelhará um pouco ao júri artístico da Dança dos Famosos, só que com menos peso sobre os desempenhos dos participantes nas provas.
Os famosos participam em peso da primeira fase do reality, a das seletivas. Cozinheiros amadores escolhidos pela produção vão ao estúdio para fazer seus pratos na frente dos jurados e tentar, assim, uma vaga no elenco definitivo da temporada.
Cada criador de conteúdo acompanha um duelo entre dois candidatos na seletiva. Eles experimentam as comidas preparadas e dão suas opiniões, que poderão ou não influenciar a decisão dos chefs. Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin tomam as decisões técnicas e finais sobre quem avança para a próxima etapa.
"A gente traz os influenciadores para degustar a comida. O maior pedido da internet é: gostaria de um dia me sentir um jurado. A gente achou que seria divertido ter um influenciador representando sua audiência no programa. Na seletiva, cada prova tem um influenciador que traz seu background em relação ao MasterChef. Eles representam quem está ali assistindo", explica Marisa Mestiço, diretora do MasterChef Brasil.
Ao longo da temporada, mais celebridades de dentro e de fora da internet aparecerão para participar de provas e degustar o que é preparado ali, como Nicole Bahls e Luiza Possi.
"Acho que a gente conseguiu uma coisa muito legal, que foi fazer com que eles experimentem e tenham outra perspectiva, trazer quem está na internet para eles verem que esse trabalho é muito de verdade. Vai ajudar [o público na] internet a respeitar um pouco mais as pessoas que vêm aqui colocar a cara a tapa e se mostrar sendo quem são", complementa Marisa.
Em sua 11ª temporada e depois de dez anos no ar, o MasterChef Brasil enfrenta o desafio de se reinventar, se manter interessante e fugir do desgaste em relação ao gosto do público.
A equipe do programa investe na estratégia de reunir influenciadores também para provar de que o reality segue vivo e cheio de possibilidades de entretenimento para explorar.
"Esse ano, para celebrar dez anos, a minha ideia foi: se eu ganhei a internet, por que a internet não tá aqui com a gente? Quando a gente foi chamar os influencers, alguns eu nem sabia a potência que têm", admite Marisa.
"A junção desses dois universos [a TV e as redes sociais] é o que faz essa temporada de celebração de dez anos no ar. Acho que a gente tem um caminho imenso de coisas que nunca aconteceram na cozinha [para explorar]", conclui a diretora do programa.
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