SAIBA QUEM
REINALDO MARQUES/TV GLOBO
O autor Walcyr Carrasco: ele já se vingou de Marina Ruy Barbosa e puniu Elizabeth Savala
Walcyr Carrasco é o autor com mais fama de impiedoso com os atores que não seguem rigorosamente o texto e o que é pedido por ele na evolução de suas histórias. Mas não é o único que se vinga de intérpretes questionadores. Silvio de Abreu revelou um episódio que aconteceu com Rosamaria Murtinho na novela Os Estranhos (1969), escrita por Ivani Ribeiro (1922-1995).
O ex-chefão de Dramaturgia da Globo contou que a trama era péssima, e que os executivos resolveram fazer uma reunião com o elenco para ouvir os atores. Rosamaria pediu a palavra e disse que a novela era uma porcaria.
"Ela falou o que tinha que falar. Acabou a reunião, foi todo mundo embora. Aí, chegou o bloco de capítulos da semana seguinte. No segundo capítulo, eu matava a Rosamaria Murtinho", contou o artista de 81 anos.
Antes de escrever novelas, ele era ator. Integrou o elenco de oito folhetins, quatro deles criados por Ivani Ribeiro. A dica dele, válida até hoje, é que um intérprete nunca deve reclamar do trabalho do autor. O veterano, entretanto, afirmou que Rosamaria tinha toda a razão sobre Os Estranhos, trama que foi exibida pela extinta TV Excelsior (1960-1970).
"Era um disco voador que descia na praia de São Vicente [litoral paulista]. E do disco voador saía o Cláudio Corrêa e Castro [1928-2005], o João José Pompeo [1932-1991], a Regina Duarte, a Rosamaria Murtinho e Roberto Maya. Todos eles com purpurina, como se fossem seres de outro planeta. E eles vinham com a cura do câncer, mas a novela não ficava de pé com a novela", resumiu o novelista no canal Vem Pod Chegar, no YouTube.
Ele lembrou que a primeira versão de A Muralha (1968), de Ivani Ribeiro, tinha sido um grande sucesso. Em sua reclamação, Rosamaria até citou que devia sua carreira à autora por causa do papel de sucesso na trama anterior dela, mas não teve jeito.
Os Estranhos contou até com o craque de futebol Pelé (1940-2022) atuando. "O Pelé quis fazer a novela, e a Ivani quis que o Pelé fizesse. Só que o Pelé só podia gravar um dia por semana. Ele era um escritor que morava numa ilha, e todas as cenas eram com ele lá. Ele começou a falar que o papel era chato", recordou-se Abreu.
O fato memorável prova que Carrasco não está sozinho. O autor de Terra e Paixão (2023) e outros sucessos da Globo na última década criou o maior burburinho quando se vingou de Marina Ruy Barbosa.
Ela se recusou a raspar a cabeça para dar mais dramaticidade à doença de sua personagem, Nicole, em Amor à Vida (2013). Carrasco não só matou a personagem da ruiva na novela como a transformou em fantasma.
O autor também já assumiu que puniu Elizabeth Savala por modificar falas da vilã Jezebel em Chocolate com Pimenta (2003). Ele inventou um problema na garganta da megera, e a personagem passou duas semanas muda na trama.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Amor à Vida
Ivani Ribeiro
Marina Ruy Barbosa
Rosamaria Murtinho
Silvio de Abreu
Walcyr Carrasco
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.