Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRIGA ELEITORAL

Na véspera da eleição, Igreja Universal usa Record para atacar Lula e esquerda

REPRODUÇÃO/RECORD

Bispo Adilson Silva no programa Entrelinhas, da Igreja Universal

Bispo Adilson Silva no Entrelinhas, da Igreja Universal; atração atacou esquerda, Lula e PT

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 27/9/2022 - 13h26

A Igreja Universal do Reino de Deus usou seu horário na madrugada da Record nesta terça (27) para atacar a esquerda e pedir votos para "candidatos de direita". Sem citar diretamente, mas com referências críticas a artistas que estão declarando voto ao PT (Partido dos Trabalhadores) e a Luiz Inácio Lula da Silva, pastores chegaram a divulgar notícias falsas e a falar de projetos de lei que já foram arquivados como se fossem entrar em vigor imediatamente em 2023.

As críticas foram exibidas durante o programa Entrelinhas, produzido pela IURD para tratar de "temas atuais" e com a visão política da organização religiosa. O tema da edição era direto: "É impossível ser cristão e ser de esquerda". A atração foi comandada pelos pastores Adilson Silva e Alexandre Paschoal -- eles são parceiros de Renato Cardoso, genro de Edir Macedo e um dos líderes da Igreja Universal.

O programa começou com uma longa reportagem, que dizia que a esquerda tinha 1.600 projetos de lei para "desestruturar a família". Segundo a narradora, "alguns deles envolvem a liberação das drogas e até mesmo cirurgia de mudança de sexo sem a autorização dos pais". "O que se vê hoje não é um jogo político, e sim políticos jogando com a principal estrutura do país, a família", concluiu ela.

Na abertura da conversa, o bispo Adilson deixou claro: "Se você conhece alguém que não entendeu ainda que é impossível você ser cristão e ser de esquerda, ligue para essa pessoa e peça para essa pessoa ver esse programa. Porque nós vamos jogar luz na sua mente. Nós vamos iluminar sua mente com a palavra de Deus".

Em seguida, começaram os ataques. A IURD dividiu as críticas em quatro pontos: para os artistas, para a mídia, para a educação e para a política. O ponto era o mesmo: o bispo acusou todos de atentarem "contra a família, contra a palavra de Deus".

"Vou citar um exemplo: em um filme de terror, ele coloca o mal no mesmo nível de Deus. Porque a arte, em sua maioria, tem trabalhado a favor do mal", completou o bispo Silva.

Ele também atacou o jornalismo profissional e afirmou que praticamente todos os jornalistas são de esquerda. "A mídia e os jornalistas, na sua maior parte, têm trabalhado [de forma] ideológica. Ela não é imparcial. Ela tem lado. Ela tem trabalhado para imputar nas pessoas essa ideologia. As pessoas se preocupam com o que recebem no WhatsApp, mas deixam de lado a manipulação de jornais", disparou Silva.

Igreja Universal criticou Lula 

Em relação à economia, os bispos criticaram modelos de países que são dirigidos por políticos de esquerda. Usaram como exemplo a Argentina, que vive uma crise longa desde o início dos anos 2000 --de lá para cá, o país teve também chefes de estado de direita.

"Hoje, está mais que comprovado que, onde a esquerda põe a mão, acontece o desgoverno", comentou o bispo Paschoal. Ele também criticou o PT, sem citar o nome do partido, e o ex-presidente Lula, atual líder das pesquisas: "Durante 14 anos, essa gente ficou no poder, e nós vimos o que aconteceu com a nossa economia. A esquerda só piorou as coisas".

Em dado momento, eles abriram espaço para perguntas de telespectadores. Em uma delas, a IURD respondeu o que um eleitor deveria fazer se visse que "a urna estava fraudada" --o que não há chance de ocorrer, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

"Se você digitar o número de seu candidato e não aparecer, cheque se você não digitou o número errado. Mas, se não foi isso, chame o mesário. É um direito do eleitor", explicou, em referência, na verdade, a um suposto defeito técnico da urna eletrônica.

O trecho com mais críticas de telespectadores foi ao ar nos últimos 15 minutos. A IURD disse que há 1600 projetos de lei contra "a família e os valores cristãos". O que mais chamou a atenção foi a suposta PL 3369/2015, que deseja reconhecer o casamento de duas pessoas, independente de gênero. A IURD afirmou que este projeto deseja "liberar o incesto e a pedofilia", algo que já foi desmentido pela própria Câmara Federal.

Outro projeto exibido foi o PL 3369/2015, proposto pelo ex-deputado federal Jean Wyllys, que liberava cirurgias de mudança de sexo para jovens que não se identificavam com seus corpos. A IURD disse que este projeto poderia ser colocado em prática caso a esquerda vença as próximas eleições. No entanto, segundo o portal da Câmara dos Deputados, ele está arquivado desde 2017 --ou seja, não há chance de virar lei.

Ao final da atração, o bispo Adilson Silva foi duro e pediu votos diretamente para candidatos de direita. "Quando falamos que iríamos jogar luz para você, é isto. Não é só jogar luz na cabeça de quem é cristão. Se você apoiar todas essas pautas de esquerda, vote em candidatos de esquerda. Vote para presidente, vote para tudo. Mas, se você não quer isso, ideologia de gênero, liberação de drogas, se você é contra isso, você deve eleger candidatos de direita. E agora você decide de que lado você quer ficar".

Pastor usa bíblia para pedir voto à direita

A IURD também apresentou um versículo bíblico de Eclesiastes, que diz que "o coração do sábio está à direita. E o coração do tolo está à esquerda". "Acho que não tem nada mais claro do que isto", concluiu o bispo Alexandre Paschoal. O programa chamou a atenção nas redes sociais por ter ido ao ar a apenas cinco dias das eleições Na audiência, a atração da IURD marcou 1,3 ponto na Grande São Paulo.

No início da corrida eleitoral, a Igreja Universal já havia usado seu horário na Record para atacar opositores de esquerda. Edir Macedo declara apoio público para o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), bem como a grande maioria de seus pastores em suas redes sociais.

No entanto, durante os governos Lula (2003-2010) e Dilma Rouseff (2011-2016), políticos ligados à Igreja Universal e o próprio Edir Macedo apoiaram o governo de esquerda do Brasil. Lula, inclusive, participou da inauguração da Record News, canal de notícias da emissora. 

A IURD foi procurada pelo Notícias da TV, mas não comentou o programa até o fechamento desta reportagem. Caso a instituição se pronuncie, este texto será atualizado.

Veja a edição do Entrelinhas na íntegra:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.