Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRAIÇÃO E PODER

Bispo do Balanço Geral deixa Igreja Universal após escândalo de adultério

Reprodução/RedeTV!

O bispo Rogério Formigoni em aparição no programa A Mente de Um Viciado, na RedeTV!, em junho

O bispo Rogério Formigoni em aparição no programa A Mente de Um Viciado, na RedeTV!, em junho

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 4/11/2019 - 4h25

Um dos homens de confiança de Edir Macedo, com espaço privilegiado na programação da Record, o bispo Rogério Formigoni deixou a Igreja Universal do Reino de Deus, após ter sido acusado de "conduta inapropriada" ao admitir ter trocado mensagens com uma mulher casada. Autor do best seller A Última Pedra, Formigoni apresentava quadro da igreja no Balanço Geral SP e programa sobre drogas na RedeTV!.

O escândalo estourou há dois meses, mas o afastamento de Formigoni só foi sacramentado na semana passada. Ele não aceitou o castigo imposto pelo bispo Renato Cardoso, genro de Macedo e atual líder da igreja, e deixou a congregação. Na última quarta (30), a Universal publicou em seu site uma nota que, para muitos, foi extremamente prejudicial ao religioso que fez fama usando a fé contra as drogas.

A nota merece ser lida na íntegra:

"Para dar fim a especulações e fake news, a Igreja Universal do Reino de Deus vem a público para esclarecer o que de fato ocorreu na questão do ex-bispo Rogério Formigoni. No início de setembro último, Formigoni procurou a direção da Universal para expor sua conduta inapropriada, que desrespeitava frontalmente o tipo de comportamento que é exigido de todos os bispos e pastores."

"Tendo manchado seu ministério, segundo as normas de conduta pastoral da Universal, Rogério não poderia mais permanecer na posição de bispo. Mesmo assim, considerando sua confissão e acreditando em seu arrependimento e na possibilidade de restauração, a igreja lhe ofereceu uma oportunidade de recomeço. Porém, não aceitando a disciplina nem um recomeço, Formigoni preferiu, por decisão própria, desligar-se do ministério."

"Nossas orações são para que ele, sua esposa e a outra família envolvida se reestabeleçam no casamento e na fé."

Disputa de poder

Formigoni se defendeu com um post em português e inglês no Instagram, publicado na tarde da última sexta-feira (1º):

"Em resposta a nota emitida pela IURD a respeito da minha saída, quero afirmar que durante todo o meu período como bispo da IURD, jamais destruí ou causei mal a qualquer família. Apenas não concordei com a dura disciplina da igreja por não ter tomado nenhuma atitude que merecesse tal castigo", escreveu (leia a íntegra no final deste texto).

Mas, afinal, o que Formigoni fez de tão grave? Segundo uma pessoa próxima a ele, teria apenas respondido, no WhattsApp, a uma mulher que o elogiara fisicamente. A mensagem no celular teria sido flagrada pelo marido da fiel, e o próprio bispo procurou a cúpula da igreja para relatar o ocorrido. Ele foi imediatamente destituído de suas funções pelo também midiático Renato Cardoso, apresentador do Love School ao lado de sua mulher, Cristiane Cardoso.

Uma nota enviada pela Universal ao site Metrópoles, em meados de setembro, quando Formigoni ainda não tinha se desligado da igreja, confirma essa versão:

"O que aconteceu foi uma troca de mensagens com conteúdo inapropriado para um oficial da igreja. Dessa forma, ele apenas foi removido do cargo de liderança, a fim de dar uma oportunidade ao casal de cuidar da família, bem como da reparação do ministério. Na oportunidade, a Universal reitera o pedido a todos para que orem por ele e sua esposa, e respeitem este difícil momento do casal".

Renato Cardoso teria determinado a Formigoni que ele passasse a pregar nos Estados Unidos. O castigo, visto como muito duro, seria uma forma de tirar Formigoni do "radar do poder" de Cardoso.

Um dos bispos mais populares da igreja, Formigoni era tido como uma ameaça à liderança do genro de Edir Macedo. Há um ano, Cardoso lhe tirou sua principal vitrine, uma inserção de três minutos antes do quadro A Hora da Venenosa em São Paulo. O "bispo do crack" ficou restrito à Record de Belo Horizonte, onde atua.

Número um da Universal há dois anos, um dos primeiros atos de Cardoso foi mandar para o exílio na África o bispo Honorilton Gonçalves, que comandou a Record até 2013.

A nota oficial da Universal também chamou a atenção por expor um suposto adultério, pecado imperdoável pela instituição. O objetivo seria "sujar" Formigoni, um potencial concorrente no mercado de igrejas evangélicas.

Ex-bispo da Universal e ferrenho crítico da igreja, Alfredo Paulo estranhou o tratamento agressivo. Em um vídeo no YouTube, ele jogou mais lenha na fogueira ao dizer que quase todos os bispos da igreja já teriam traído suas mulheres. E disse que o "escândalo" de Formigoni esconde uma "cortina de fumaça". Confira:

Leia a nota de Rogério Formigoni publicada na última sexta-feira (1º):

Ver essa foto no Instagram

Respeito e agradecimento: Bispo Rogério Formigoni Primeiramente, quero agradecer ao Nosso Senhor Jesus Cristo pela minha vida, salvação e minha querida esposa Ana Claudia. Trago a conhecimento de todos a minha decisão de não mais fazer parte do corpo pastoral da igreja Universal do Reino de Deus. Em resposta a nota emitida pela IURD a respeito da minha saída, quero afirmar que durante todo o meu período como bispo da IURD, jamais destruí ou causei mal a qualquer família. Apenas, não concordei com a dura disciplina da igreja por não ter tomado nenhuma atitude que merecesse tal castigo. Estou na IURD há 25 anos, dos quais 23 fiz a obra de Deus. Inclusive, atualmente faço parte da instituição como membro na igreja Universal de Belo Horizonte, nas quartas e domingos, junto com a minha maravilhosa esposa com quem sou feliz há 23 anos. Aproveito a oportunidade para agradecer a igreja Universal do Reino de Deus, onde tive a oportunidade de pregar o evangelho, e ser usado pelo Espírito Santo para restaurar famílias, resgatar milhares de viciados e poder levar a salvação por intermédio do Senhor Jesus Cristo a milhares de pessoas. Em especial agradeço a pessoa do Bispo Macedo, por quem tenho grande admiração e respeito. Agradeço aos pastores, obreiros, evangelistas, jovens, os membros e todos os outros grupos que juntos, tanto nos ajudaram a realizar este trabalho. Agradeço a RecordTV, a RedeTv e todos os veículos e profissionais da comunicação e artistas que sempre apoiaram o tratamento da cura dos vícios. Bispo Rogério Formigoni e esposa Ana Claudia Formigoni ‘’Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.’’ Salmos 23:6

Uma publicação compartilhada por Rogerio Formigoni (@bpformigoni) em


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.