Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TVLEEZÃO

Na MTV, Rita Lee teve programa maluco que terminou com incêndio e confusão

BOB PAULINO/TV GLOBO

Rita Lee no Altas Horas

Rita Lee em participação no Altas Horas em 2011: cantora também fez história na TV brasileira

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 9/5/2023 - 14h34

Rainha do rock nacional, Rita Lee (1947-2023) morreu na noite da última segunda (8) aos 75 anos. Além de ser altamente influente na música brasileira, a cantora teve uma passagem marcante, mas pouco lembrada pela TV brasileira. Em 1991, poucos meses após a fundação da MTV Brasil (1990-2013), Rita foi a primeira cantora VJ e comandou o programa TVLeezão, que misturava clipes com humor experimental. A atração terminou após um incêndio no estúdio. 

O contrato foi assinado em junho de 1991, quando a MTV tinha apenas nove meses no ar. O projeto foi feito em parceria com o escritor e dramaturgo Antonio Bivar (1939-2020), com quem a cantora já havia feito um trabalho bem-sucedido no programa Rádio Amador, que foi ao ar de fevereiro a outubro de 1986 pela 89 FM de São Paulo. 

Naquela atração radiofônica, Rita Lee havia apresentado personagens que satirizavam a sociedade. A ideia foi levar esses personagens para a televisão. A mais lembrada era Lita Ree, uma versão ainda mais sincera de Rita --e que, anos depois, virou nome de seu perfil oficial no Twitter. Com a personagem, Rita chegou a atuar em um capítulo de Vamp (1991), novela das sete da Globo.

No TV Leezão, Rita Lee chamava clipes musicais, produzia esquetes e exibia entrevistas com artistas em uma edição acelerada, que lembra bastante os mais variados canais do YouTube atualmente.

A atração tinha um orçamento muito acima da média para a MTV, que ainda estava em fase de implementação e tinha uma cobertura restrita no Brasil. Foram 12 episódios produzidos ao custo de US$ 30 mil dólares cada um.

Programa de Rita Lee causou incêndio

Inicialmente, o TV Leezão era semanal e estreou no fim de junho de 1991. A aposta do programa era tão alta que a equipe tinha um andar inteiro na sede da MTV, localizada no bairro do Sumaré, em São Paulo. "Ela tinha um andar só para ela e queimava tanto fumo que o prédio todo cheirava a maconha", disse o ex-VJ e apresentador Luiz Thunderbird, em seu livro intitulado Contos de Thunder - A Biografia.  

Um acidente mudou a aventura de Rita Lee na MTV. Durante as gravações do programa, em 24 de julho de 1991, o estúdio do TVLeezão pegou fogo e toda a MTV precisou ser isolada. A confusão foi muito grande. Como relatou Thunderbird no livro, executivos da empresa ficaram assustados.

"Certo dia, chego à MTV e reparo que havia carros de bombeiro na porta, todos os funcionários na frente do prédio, alguns na célebre padaria Real, ali do lado, na esquina, tentando entender o que estava acontecendo. Roger Karman [então vice-presidente corporativo do Grupo Abril] estava ali também e achei que o chefe supremo poderia me dizer a razão daquilo tudo", relatou Thunder.

Na publicação, o artista reproduziu o diálogo a seguir:

"- O que houve, Roger?
- Pegou fogo no estúdio da Rita Lee...
- Caramba, mas tinha alguém lá?
- Não, foi muita sorte. Em todos os sentidos"

"O que pareceu foi que o tal incêndio acabou dando um fim àquela despesa", concluiu o apresentador. 

Rita Lee embalou fim da MTV e fez história

O incêndio ajudou a cancelar o programa. Em agosto e setembro, o TVLeezão passou a ser exibido de forma quinzenal na programação. Sem o retorno esperado, havia uma negociação para tentar torná-lo semanal, mas não houve um acordo. Rita Lee saiu da MTV em outubro de 1991.

Sua história no canal, no entanto, não se encerrou ali. Em 1998, ela gravou o Acústico MTV - Rita Lee, que ganhou certificado de disco de platina ao vender 800 mil cópias. Em 2013, uma coincidência triste: o último minuto da MTV Brasil no ar foi embalado por Orra Meu, música da cantora gravada em 1980. 

Na TV, Rita Lee teve outras experiências como apresentadora. Entre 2002 e 2004, ela fez parte da formação inicial e mais lembrada do debate Saia Justa, do canal GNT, juntamente com Mônica Waldvogel, Marisa Orth e Fernanda Young (1970-2019).

Em 2005, ela também apresentou o Madame Lee, no mesmo GNT. Já nas novelas, Rita fez participações em Top Model (1989), Vamp (1991), Celebridade (2003) e Ti Ti Ti (2010), e embalou a abertura de diversas tramas, como A Próxima Vitima (1995) e Espelho da Vida (2018).

Veja uma edição do TVLeezão exibida em 2013, pouco antes do fim da MTV Brasil:

TUDO SOBRE

MTV

Rita Lee


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.