Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Luto

Morre aos 88 anos o produtor Fernando Faro, criador do programa Ensaio

Divulgação/TV Cultura

Fernando Faro foi o criador do programa Ensaio, que está no ar na TV Cultura até hoje - Divulgação/TV Cultura

Fernando Faro foi o criador do programa Ensaio, que está no ar na TV Cultura até hoje

REDAÇÃO

Publicado em 25/4/2016 - 11h50

Morreu na noite deste domingo (24), aos 88 anos, o produtor musical, jornalista e diretor de programas de TV Fernando Faro. Ele estava internado havia cerca de três meses com insuficiência renal e desidratação e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. Na televisão, se consagrou como criador e apresentador do programa Ensaio, que foi ao ar pela primeira vez em 1969 na TV Tupi. Exibida até ontem na TV Cultura, a atração trazia entrevistas com artistas da MPB e se destacava ao exibir registros intimistas dos músicos, com meia-luz, closes e longos silêncios. Durante quatro décadas, Faro manteve um reduto da música de qualidade na televisão.

Faro estava na Cultura desde 1972. Levou o programa consigo, mas, como título pertencia à Tupi, o rebatizou de MPB Especial. Em 1990, o formato voltou a ser chamado de Ensaio.

"Eu li uma vez um negócio do [teórico da comunicação Marshall] McLuhan em que ele dizia que o plano geral, em TV, não mostra nada. Só o close, o big close, pode mostrar alguma coisa", explicou em depoimento para o especial Grandes Personagens, da TV Cultura. Ney Matogrosso, João Gilberto, Milton Nascimento e Elis Regina foram alguns dos mais de 700 entrevistados do Ensaio. A última convidada foi Ellen Oléria, vencedora da primeira edição do The Voice Brasil, da Globo.

Faro também foi o idealizador dos programas Mobile e TV Vanguarda, ambos da Tupi, e de Divino, Maravilhoso, apresentado por Caetano Veloso e Gilberto Gil e exibido pela TV Excelsior em 1968. Em pleno Tropicalismo, os dois recebiam no palco convidados como Gal Costa e Os Mutantes. 

Pelos colegas, Faro era conhecido como "o Baixo", apelido dado pelo novelista Cassiano Gabus Mendes em referência à sua baixa estatura e a seu tom de voz tranquilo. Rolando Boldrin, músico e apresentador do Sr. Brasil, da Cultura, lamentou a morte do amigo em um depoimento publicado em seu perfil no Facebook:

"Hoje a TV brasileira perdeu um grande profissional. Nosso querido amigo Fernando Faro. A música Brasileira perde a sua maior referência, e o céu ganha um anjo da nossa música", declarou.

A TV Cultura exibirá três programas especiais em homenagem a Faro. Na segunda-feira (25), às 20h, a emissora passará um show gravado quando o produtor completou 80 anos. Mais tarde, às 23h30, irá ao ar o documentário Faro 80, sobre a carreira dele. Para o domingo (1º), a Cultura prepara uma edição especial e inédita do Ensaio.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.