DINHEIRO ENTRA, IBOPE SAI
REPRODUÇÃO/BAND
O missionário R.R. Soares no comando do Show da Fé, programa exibido nas manhãs da Band
A transmissão do Show da Fé no início da manhã da Band fez a emissora perder um terço do ibope na faixa matinal em agosto. O horário vendido para o missionário R.R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, provocou o encerramento do Bora São Paulo e prejudicou o restante da programação no início do dia.
Segundo dados aos quais o Notícias da TV teve acesso, a Band registrou 0,7 ponto de ibope entre 6h e meio-dia durante o mês passado na Grande São Paulo, o principal mercado publicitário do país. A queda foi de 33,5% na comparação com julho, quando o Show da Fé ainda não era exibido.
Para piorar o cenário da queda, as outras três principais emissoras do país tiveram um aumento de audiência matinal em agosto: a Globo cresceu 11,5%, o SBT teve um salto de 16,6%, e a Record atraiu 14,6% mais telespectadores.
O programa religioso de R.R. Soares, que ocupa a faixa das 6h às 8h, dificilmente passa dos 0,3 ponto de média, e há dias em que chega a ficar perto do chamado traço de ibope, com 0,1. Antes, o Bora SP chegava a bater 1 ponto no horário e entregava com uma audiência maior para o Bora Brasil, que tem sofrido para erguer os números da igreja a partir das 8h.
O líder da Igreja Internacional da Graça de Deus ocupou o horário nobre da emissora entre 2003 e 2021, mas o acordo não foi renovado no final do ano passado por causa do início do Faustão na Band. O dinheiro usado por R.R. Soares para pagar o espaço privilegiado ajudou a empresa durante muito tempo, em uma das fases mais pesadas financeiramente da TV.
O carinho foi tanto que a Band chegou a homenageá-lo no último dia de Show da Fé e recebeu a promessa de que estaria de portas abertas caso ele desejasse voltar em alguma outra ocasião, o que aconteceu no segundo semestre deste ano.
Conforme o Notícias da TV antecipou, o missionário e a emissora retomaram a negociação de um espaço em junho. Sem a possibilidade de voltar a ter uma hora no momento nobre da TV, a alternativa foi ocupar um horário na faixa da manhã, que não prejudica tanto a programação em faixas mais competitivas. Ao mesmo tempo, R.R. ganhou mais de visibilidade do que teria na madrugada.
Sem o dinheiro da igreja nos seis primeiros meses do ano, a área comercial da Band estava com dificuldade para fazer a conta fechar, mesmo com a chegada de Faustão. Para não ter um rombo e ter que realizar demissões, optou-se por "vender a alma" novamente para o líder evangélico, que tem excelentes relações com Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.