DISPUTA PELA VICE
REPRODUÇÃO/SBT e RECORD
Programa do Ratinho é vice-líder na disputa por público contra a Ilha Record, de Mariana Rios
Na guerra pela vice-liderança de ibope entre SBT e Record, a emissora de Silvio Santos consolidou a vantagem contra a rival em agosto, impulsionada pela melhora no desempenho no horário nobre. Já a rede de Edir Macedo está à espera de A Fazenda 14, que estreia em 13 de setembro e tem potencial para recolocá-la em segundo lugar na faixa do dia em que há o maior número de televisores ligados.
No mês passado, entre 18h e meia-noite, o SBT registrou 6,3 pontos de média, enquanto a Record ficou com 5,9. A vantagem, apesar de ainda ser apertada, foi a maior que a atual vice conseguiu no ano na faixa. Os dados aos quais o Notícias da TV teve acesso são da Grande São Paulo, o principal mercado publicitário do país.
Agosto foi o primeiro mês do ano que a empresa de Silvio Santos terminou a faixa da noite com mais público do que sua principal concorrente. Em julho, a emissora de atrações como Ilha Record e Reis já havia fechado com 5,9 de ibope, mas a rival tinha ficado com 5,8 pontos. Com o crescimento de 8,7% do SBT de um mês para o outro e a estabilidade da Record, o jogo virou.
Como comparação, em agosto de 2021, a Record ganhou do SBT de 8,3 x 6,7 no horário da noite, impulsionada pelos bons números de Gênesis (2021) e da série Quando Chama o Coração. No mês seguinte, quando começou A Fazenda, a vantagem chegou a dois pontos: 8,4 x 6,4.
A nova temporada do reality show terá como missão levantar a programação noturna da Record, que foi prejudicada com a estreia de Todas as Garotas em Mim e ainda não conseguiu se recuperar mesmo após o retorno de Reis --no fim da noite, a reprise de Amor Sem Igual e Ilha Record sofrem para passar dos 4 pontos e perdem para atrações como Poliana Moça e Programa do Ratinho.
A queda da emissora de Edir Macedo também fez com o que SBT se firmasse em segundo lugar na média 24 horas (das 6h às 6h) pelo segundo mês seguido. No mês passado, a rede de Silvio Santos fechou com 4,1 pontos, 10% a mais do que julho, enquanto a terceira colocada registrou 3,8 de média (salto de 5,9%) --líder, a Globo marcou 12,1 pontos.
Além do horário nobre, ao considerar as outras três diferentes faixas do dia, o SBT se deu bem em agosto deste ano nas manhãs (3,3 x 2,9) e na madrugada (2,5 x 0,9), momento em que a rival despenca com programação religiosa. Na faixa vespertina, porém, a Record abriu mais um ponto de vantagem e segue firme na vice: 5,5 x 4,4. Cada ponto equivale a 74.666 domicílios na Grande SP.
Apesar de perder para o SBT no principal mercado publicitário do país, a Record conseguiu se manter na vice-liderança nacionalmente. No PNT (Painel Nacional de Televisão), que indica o ibope das 15 principais regiões metropolitanas do país, a emissora de Edir Macedo anotou 3,4 pontos de média 24 horas, contra 3,2 da concorrente.
Já no horário nobre (das 6h à meia-noite), mesmo com a má fase das novelas e do faixa de reality show, a Record ganhou de 5,4 a 5,2.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.