Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FOLIA COM PREJUÍZO?

Mercado torce o nariz, e Globo passa sufoco para vender desfiles do Carnaval

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Maju Coutinho sorri em meio à natureza; ela veste uma blusa de alcinha e tem tranças no cabelo

Maju Coutinho transmitirá desfiles de Carnaval do Rio; Globo tenta, mas mercado não patrocina

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 9/2/2023 - 7h00

A Globo está com dificuldades de conseguir patrocinadores para a sua cobertura do Carnaval, que começa em oito dias. Até o momento, apenas uma marca fechou contrato. Outras negociações estão em andamento, mas a situação é complicada. O mercado publicitário torce o nariz para investir em televisão até abril, e os desfiles das escola não têm atraído anunciantes.

Segundo apurou o Notícias da TV, só a Brahma, marca de cerveja pertencente à Ambev, maior distribuidora de bebidas do Brasil, comprou a cota de patrocínio até agora. Foi uma renovação do contrato que já estava vigente desde 2021, quando o Carnaval ficou paralisado pela Covid-19 e houve exibição de desfiles antigos.

A emissora ainda busca outras oportunidades porque fica impossível de fechar as contas com apenas um patrocinador. Pelo menos outras duas negociações estão em andamento. Se não conseguir assinar os contratos, a Globo terá prejuízo com a cobertura.

Os diretores da emissora não culpam o departamento comercial, mas o mercado publicitário. Em diversas consultas feitas pela Globo, a resposta foi que as empresas não vão fazer grandes investimentos até abril --quando termina o BBB 23 e a programação de televisão terá novidades.

Isso não acontece só na líder de audiência. A Record teve dificuldades para vender o Campeonato Paulista, por exemplo, e só conseguiu avançar após o torneio de futebol começar. As agências que intermedeiam as negociações alegam que queriam conferir o ibope das primeiras partidas antes de investir.

Neste ano, a Globo testa um modelo de negócio diferente com o Carnaval de São Paulo. Pelo novo contrato, a emissora reduz o pagamento fixo para as agremiações e deposita um valor variável, que será repassado a depender de metas publicitárias alcançadas.

A preocupação maior está justamente aí: se as vendas não forem tão bem como se esperava, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) pode ficar com o pé atrás na hora de renovar o contrato para 2024.

Procurada pelo Notícias da TV, a Globo confirma a negociação com a Brahma e a possibilidade de novos negócios:

"A Brahma é a patrocinadora do Carnaval Globeleza 2023, que inclui a transmissão dos desfiles das escolas de samba de SP e do RJ, e do programa Glô na Rua, novo projeto da TV Globo que mostra a folia em cinco capitais do país: Salvador, Recife, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo.

Este é o terceiro ano seguido que a marca se associa à Globo no Carnaval, garantindo a máxima visibilidade ao patrocinador através de entregas customizadas, integradas ao conteúdo da TV Globo, Multishow, Globoplay e das plataformas digitais da empresa.

Ainda há outras oportunidades comerciais para o Carnaval 2023 abertas ao mercado para anunciantes interessados no projeto."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.