Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTÁ DE VOLTA

Márcio Canuto se 'desaposenta' e faz contrato por obra para Paulistão na Record

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Márcio Canuto em uma gravação de reportagem na Globo em 2019, onde toca um minipandeiro

Márcio Canuto decidiu voltar para a televisão em um contrato de curto prazo com a Record

GABRIEL VAQUER e LUIZA LEÃO

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 5/12/2021 - 7h00

Matar a saudade da TV. Foi esse o motivo que levou Márcio Canuto a aceitar um convite da Record para trabalhar na transmissão do Campeonato Paulista em 2022. Mas seu contrato é "por obra", aos moldes daqueles assinados por atores de novela. Ele fica na emissora entre janeiro e maio do ano que vem. "Depois, volto para a aposentadoria", declara.

O ócio fez com que Canuto decidisse se "desaposentar" após dois anos. Ele chegou a ter uma crise de ansiedade, que só não foi pior por causa da companhia da sua mulher, Libia Mafra, com quem é casado há 23 anos. Foi quando o plano de cobertura do Paulistão chegou aos seus ouvidos.

"Sou um cara muito inquieto. Dizem que o meu nome é Márcio Canuto porque eu não paro um minuto. Teve um dia que eu não acreditei. Fiz força para me levantar e não conseguia por crise de ansiedade. Eis que agora, o que é que aparece? Quando eu estou precisando ter uma outra ocupação, ocupar a minha cabeça com alguma coisa enquanto se libera esse mundo afora, aparece essa proposta da Record", explica, em entrevista exclusiva ao Notícias da TV.

O jornalista veterano encara a proposta como uma oportunidade de voltar às suas origens. Márcio Canuto trabalhou na Globo entre 1998 e 2019 como repórter do povo nos telejornais locais de São Paulo, mas sua carreira foi criada no jornalismo esportivo.

Sua primeira aparição em rede nacional, diretamente de Alagoas, Estado onde nasceu, foi entrevistando o atacante Jacozinho, do CSA. Canuto virou uma figura querida e folclórica pelo público. Ele, claro, ama o povo. E não esconde que quer reencontrar a galera.

"A proposta surge em um momento em que eu precisava e tinha saudade do povo. Porque não é demagogia. Sou um cara do povo, adoro o povo. Adoro aglomeração. Abracei isso porque me dá a chance de voltar a fazer campeonato. Ou seja, estar junto do povo e voltar à minha origem, que era o futebol. Comecei exatamente fazendo futebol. Foi a minha grande escola. Foi a escola que fez com que eu entendesse a alma do povo, a paixão popular."

O que Márcio Canuto fará na Record?

A Record comprou o Paulistão pelas próximas quatro temporadas, de 2022 a 2025. A equipe escalada para transmitir o evento conta com Marco de Vargas, Fred Ring, Renato Marsiglia, Silvio Luiz, Márcio Canuto, Zé Luiz, Marcos "Bola" Chiesa, Roberto Thomé, Bruno Piccinato, Janice de Castro e Rodrigo Hinkel.

Mas Canuto descarta ficar tanto tempo na televisão. Seu contrato é válido apenas por cinco meses --entre janeiro e maio do ano que vem. Depois, Canuto quer voltar a aproveitar a sombra e a água fresca que tinha antes da pandemia do coronavírus.

"Eu tô até me preparando para isso: fisicamente e espiritualmente. Para essa volta, entendeu? Será só um campeonato, eu também só quero isso. Eu só fiz contrato por cinco meses. Acredito que eu vou, sinto um gostinho e volto para a aposentadoria", comenta.

A função do repórter ainda não foi definida, mas ele sabe o que seus chefes esperam: a alegria de sempre. "Quando me chamaram, disseram: 'Márcio, a gente quer você. A gente quer a sua alegria. A gente quer a sua energia'. E isso é uma coisa que é natural de mim, não posso explicar. Eu me levanto, vou ao banheiro, escovo o dente e parece que eu botei um dedo na tomada. É uma coisa minha. É inexplicável, de verdade."

Confira a entrevista com Canuto em vídeo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.