Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FOI PARA PROTESTO

Manoel Soares faz apelo ao diretor do É de Casa e deixa programa ao vivo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Manoel Soares no cenário do É de Casa

Manoel Soares no É de Casa deste sábado (5); apresentador foi para protesto no Rio de Janeiro

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 5/2/2022 - 10h20
Atualizado em 5/2/2022 - 10h52

Durante o É de Casa deste sábado (5), Manoel Soares se incomodou com a exploração das imagens da morte de Moïse Kabagambe e pediu para o diretor Frederico Neves não exibir as cenas de violência. O apresentador ainda deixou o programa ao vivo para ir acompanhar o protesto em memória do congolês no Rio de Janeiro.

Por volta das 9h, o jornalista mostrou a nuvem de palavras com os termos mais comentados nas redes sociais. "Esses dois temas me chamaram a atenção. O congolês Moïse Kabagambe foi brutalmente assassinado no último dia 24 aqui no Rio de Janeiro porque foi até o quiosque cobrar o salário dele", explicou.

Na sequência, as cenas do espancamento foram exibidas pelo programa. "O crime foi assustador, brutal. A gente tá vendo as imagens aí. Vou pedir até carinhosamente... É sábado de manhã, né diretor? Não vamos mostrar essas imagens agora, não. A galera deve ter visto durante a semana", pediu o repórter.

"Mas a gente também não pode deixar de falar. Às 10h, tem uma manifestação organizada pela família dele, por movimentos negros e diversas entidades em defesa da vida", informou Soares. "Eu fiquei muito mexido, abalado com tudo isso. Não tem nenhuma situação humana que explique aquele absurdo", lamentou o jornalista, que constantemente milita sobre as questões raciais.

Em seguida, ele fez um apelo às colegas. "Meninas, eu tava até pensando em fazer o seguinte... Eu sei que a combinação era a gente ficar no programa hoje aqui. Mas, eu tava até falando com o diretor no intervalo, vamos dar uma chegada lá nessa manifestação?", propôs.

"Eu ia pedir pra vocês ficarem tocando o programa aqui. Eu vou pegar um carro, vou lá. Quero ver essa manifestação de perto. Vocês podem me chamar por link. Vocês acham que rola? Tá de boa?", questionou ele. Ana Furtado, Patrícia Poeta, Talitha Morete e Tati Machado concordaram imediatamente.

"Aí vocês vão tocando as minhas partes no programa. Eu vou lá e depois a gente retorna. Obrigado, meus amores", agradeceu o profissional. "A gente vai fazer isso pra mostrar a seriedade desse assunto", ressaltou.

Racismo na manifestação

Às 10h em ponto, Manoel entrou ao vivo diretamente do protesto em frente ao quiosque Tropicália. "Fiz questão de abandonar o estúdio pra vir aqui pro local", afirmou ele. No fundo da reportagem, foi possível ouvir alguns gritos de "Fora Bolsonaro".

O apresentador ainda aproveitou o link ao vivo para denunciar ataques racistas no local. Um entrevistado afirmou que os transeuntes estão xingando e chamando os manifestantes de vagabundos. 

"Eu presenciei. Em vários momentos, as pessoas passaram e me chamaram de macaco, de preto imbecil... [Falaram] que a Globo deveria me botar na jaula", relatou o jornalista, indignado.

Pouco antes das 11h, Manoel já estava de volta ao estúdio do É de Casa. "Vocês não fazem ideia da quantidade de pessoas me provocando. Eu tomei cotovelada de pessoas de pele clara", contou ele.

"Eu fiquei bobo com as manifestações racistas. Um homem branco grandão... O homem parou na minha frente pra eu trombar nele", relatou. "Oriente seus familiares a não atender a essas provocações por essas pessoas, que têm interesse de criar conflitos", aconselhou o jornalista.

Apresentador elogiado

A atitude do comunicador foi vista com bons olhos pelos internautas. "O ao vivo de Manoel Soares foi lindo, potente. Fiquei toda arrepiada! Lugar de fala é isso", escreveu Mariana Ramos.

"Essa entrada do Manoel Soares me causou arrepios. Extremamente necessário. Tinha que ser ele, pena que precisou ser ele", afirmou Tamis Freitas. "A vivência do Manoel Soares, ele estar nesse programa é importante também. Olha essa entrada ao vivo no protesto pela morte de Moïse. Isso, nesse programa, nesse espaço é muito importante", pontuou Daiane Oliveira.

Confira a repercussão no Twitter:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.