SOB INVESTIGAÇÃO

Justiça notifica SBT e pede explicações sobre realização de concurso de miss infantil

REPRODUÇÃO/SBT

Concurso de miss infantil exibido pelo SBT em setembro

Meninas com trajes de banho no concurso de miss infantil exibido pelo Programa Silvio Santos em setembro

GABRIEL PERLINE - Publicado em 08/10/2019, às 18h42

O SBT foi notificado pela Promotoria de Justiça de Osasco e terá que prestar esclarecimentos sobre o concurso de miss infantil exibido no Programa Silvio Santos de 22 de setembro. Na ocasião, crianças trajando roupas de banho desfilaram pelo palco e foram submetidas a uma avaliação da beleza de suas pernas, colos e cinturas.

Ao Notícias da TV, o órgão público confirmou a notificação judicial e a instauração do inquérito que investiga supostas irregularidades que possam ter violado os direitos das crianças que compareceram ao programa na ocasião.

Para realizar o tal concurso de miss infantil, o SBT precisaria ter solicitado um alvará judicial. Somente mediante tal autorização o programa de Silvio Santos poderia levar o quadro ao ar. Esse documento precisa ser apresentado em até 30 dias. Caso contrário, a emissora pode ser punida.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do SBT disse que não irá se manifestar sobre o caso.

No concurso, cinco meninas, que tinham entre sete e oito anos de idade, foram avaliadas por seus atributos físicos. As garotas usaram fantasias, maiôs e vestidos de gala. A plateia votava em sua preferida por meio de um sistema eletrônico, e elas também recebiam comentários e votos de Chris Flores, Helen Ganzarolli e Thaís Pacholek, convidadas de Silvio.

"Agora, vocês do auditório, que estão com o aparelhinho [de votar], vão ver quem tem as pernas mais bonitas, o colo mais bonito, o rosto mais bonito e o conjunto mais bonito", explicou o apresentador durante a prova de trajes de banho.

Em Brasília, o Ministério Público do Trabalho disse que casos assim devem receber a atenção da sociedade. "Porque as crianças podem estar sujeitas a erotização e sexualização precoces, a situações adultas, a desgastes emocionais, constrangimentos e exposições", explicou a procuradora Ana Maria Vila Real, em entrevista ao Estadão. Ana Maria é coordenadora nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente.

Pela Constituição Brasileira, o trabalho artístico infantil é proibido para menores de 16 anos. Só é autorizado em situações excepcionais, desde que amparado previamente por alvará judicial e observadas certas condições de natureza protetiva.

Confira o concurso de miss infantil do Programa Silvio Santos na íntegra:

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Você está curtindo o programa Se Joga?
Sim, é divertido e leve.
22.27%
Não é horrível, mas também não é bom.
26.34%
Não, achei muito ruim, uma vergonha.
27.00%
Prefiro A Hora da Venenosa.
24.40%

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook