INVESTIGAÇÃO

Concurso de miss infantil exibido no Programa Silvio Santos vira alvo de inquérito

REPRODUÇÃO/SBT

Três meninas usando trajes de banho em um concurso de miss infantil do Programa Silvio Santos, exibido pelo SBT

Meninas com trajes de banho no concurso de miss infantil exibido pelo programa, em 22 de setembro

KELLY MIYASHIRO - Publicado em 03/10/2019, às 13h08

O concurso de miss infantil do Programa Silvio Santos, em que meninas foram expostas à avaliação de jurados e plateia usando trajes de banho, virou alvo de dois inquéritos abertos pelo Ministério Público do Trabalho e pela Promotoria de Justiça de Osasco. A competição foi exibida pelo SBT em 22 de setembro e será investigada por suposta sexualização de crianças.

No concurso, cinco meninas, que tinham 7 e 8 anos de idade, foram avaliadas por seus atributos físicos. As garotas usaram fantasias, maiôs e vestidos de gala. A plateia votava em sua preferida através de um sistema eletrônico, e elas também recebiam comentários e votos de Chris Flores, Ellen Ganzaroli e Thaís Pacholek, convidadas de Silvio. 

"Agora, vocês do auditório, que estão com o aparelhinho [de votar], vão ver quem tem as pernas mais bonitas, o colo mais bonito, o rosto mais bonito e o conjunto mais bonito", disse o apresentador durante a prova de trajes de banho.

Ao Notícias da TV, a Promotoria de Justiça de Osasco confirmou que solicitou informações à emissora de Silvio Santos, mas que ainda não recebeu respostas. A investigação seguirá sob sigilo. O Ministério Público do Trabalho de São Paulo também confirmou, e disse que o caso está sendo analisado.

A assessoria de imprensa e o departamento jurídico do SBT foram procurados para comentar a abertura dos inquéritos, mas não obtivemos resposta até a publicação desta reportagem. 

Em Brasília, o Ministério Público do Trabalho disse que casos como este devem receber a atenção da sociedade. "Porque as crianças podem estar sujeitas a erotização e sexualização precoces, a situações adultas, a desgastes emocionais, constrangimentos e exposições", explicou a procuradora Ana Maria Vila Real, em entrevista ao Estadão. Ana Maria é coordenadora nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância). 

Pela Constituição Brasileira, o trabalho artístico infantil é proibido para menores de 16 anos. Só é autorizado em situações excecpcionais, desde que amparado previamente por alvará judicial e observadas certas condições de natureza protetiva. 

Confira o concurso de miss infantil do Programa Silvio Santos na íntegra: 

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

O que falta para Amor de Mãe conquistar mais audiência?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook