Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRISE

Jovem Pan demite Rodrigo Constantino e Zoe Martinez após investigações do MPF

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Na montagem: Rodrigo Constantino (à esquerda) e Zoe Martinez (à direita)

Rodrigo Constantino e Zoe Martinez: demitidos da Jovem Pan em meio a investigações de fake news

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 16/1/2023 - 13h04

Os comentaristas Rodrigo Constantino e Zoe Martinez foram demitidos da Jovem Pan nesta segunda (16). A emissora enfrenta uma crise desde que o MPF (Ministério Público Federal) abriu um inquérito para investigar a conduta do grupo, suspeito de ter disseminado notícias falsas e incentivado atos golpistas contra a democracia brasileira em sua programação.

Constantino e Zoe tinham sido temporariamente afastados de seus cargos na sexta (13), apenas três dias depois do anúncio das investigações. As informações são da Folha de S. Paulo e foram confirmadas pelo Notícias da TV com a assessoria de imprensa da Jovem Pan. A comentarista do Morning Show já havia se ausentado em outubro por infração eleitoral.

O MPF detectou que, nos últimos meses, a emissora veiculou "sistematicamente fake news e discursos que atentam contra a ordem institucional, em um período que coincide com a escalada de movimentos golpistas e violentos em todo país". A cobertura dos ataques em Brasília também é alvo de investigação.

Os fiscais alegaram que os comentaristas teriam "minimizado o teor de ruptura institucional e tentaram justificar as motivações dos criminosos que invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes". O jornalista Alexandre Garcia foi citado pelo MPF no documento, acusado de fazer uma "leitura distorcida" da Constituição para beneficiar os manifestantes golpistas.

Constantino, Paulo Figueiredo e Fernando Capez também são alvos de investigação. O Ministério Público diz que eles dispararam "notícias falsas sobre supostas fraudes eleitorais e atuações enviesadas ou omissivas de tribunais superiores e do Congresso Nacional".

Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, renunciou ao cargo de presidente do Grupo Jovem Pan no mesmo dia em que as investigações foram abertas.

Passado de comentaristas vasculhado

Rodrigo Constantino apoiou falas de Jair Bolsonaro (PL) em algumas ocasiões. Ele saiu em defesa do ex-presidente no primeiro pronunciamento dele após a derrota nas urnas.

"Achei um bom discurso. Presidente colocou panos quentes, provou que a mídia está há quatro anos inventando um fantasma golpista, ouso dizer que ele se mostrou o mais democrata de todos. Não é qualquer um que tem uma multidão que está disposta a ir para a luta por ele", opinou ele.

Zoe também é apoiadora de Bolsonaro. No dia seguinte às eleições, ela chorou ao vivo ao noticiar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Eu achei que hoje seria um dia para eu comemorar a minha volta e comemorar também a vitória [de Bolsonaro]. Mas infelizmente a gente não conseguiu dessa vez. Faz parte do jogo democrático", comentou ela na ocasião.

TUDO SOBRE

Jovem Pan


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.