Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Nathalia Arcuri

Jornalista estreia reality de finanças e diz que ajudou até prostituta a sair do vermelho

Divulgação/Band

A jornalista Nathalia Arcuri com várias notas de R$ 100 nas mãos

Nathalia Arcuri é a apresentadora do reality Me Poupe, Dívidas Nunca Mais, que estreia na Band nesta segunda (30)

FERNANDA LOPES

Publicado em 30/9/2019 - 4h52

Após sete anos de persistência, Nathalia Arcuri finalmente conseguiu levar seu projeto de reality show à TV aberta. Estreia nesta segunda (30), na Band, o Me Poupe, Dívidas Nunca Mais, em que ela ajuda participantes totalmente endividados a saírem do vermelho. Dona do maior canal de finanças do YouTube, ela coleciona depoimentos de sucesso de seguidores que se organizaram financeiramente graças às suas dicas.

"Hoje a gente recebe 3 mil mensagens diárias, depoimentos, perguntas, e a maioria é de mulheres. Já teve caso de prostituta que contou que saiu da rua por causa do Me Poupe, descobriu que por meio da educação financeira ela não precisava mais se submeter àquilo, que ela tinha um outro caminho. É isso que me deixa feliz. Eu me sinto como um veículo, o mais importante é quem está assistindo", diz.

Nathalia teve a ideia de criar um reality show para ajudar pessoas a se livrarem de dívidas e aprenderem a lidar com dinheiro em 2012, quando ainda era repórter na Record. Mas o projeto não teve o rumo que ela esperava, foi parar na gaveta, e em 2015 ela largou o emprego na emissora para se tornar youtuber.

Seu canal, chamado Me Poupe, faz bastante sucesso. Ao dar dicas e explicações sobre como economizar e investir, Nathalia conquistou mais de 4 milhões de seguidores, além de muitas parcerias com marcas e convites para dar palestras, escrever livros e ter uma coluna em um programa de rádio.

Até que, neste ano, a Band e a Endemol fizeram uma parceria com Nathalia para finalmente levar o programa ao ar. O formato é o seguinte: serão 12 personagens muito endividados, e cada episódio a trajetória de um deles para conseguir pagar tudo e começar a poupar dinheiro será mostrada.

Nathalia e sua equipe acompanham as pessoas de perto. Ela cria um orçamento realista, baseado no que os participantes ganham e nas contas que precisam pagar, e recebe relatórios diários dos gastos deles. Os endividados nem sempre gostam de saber que são desorganizados, ou que terão de vender um carro para pagar dívidas, e Nathalia dá sérias broncas em seus "clientes". 

"Temos embates bem intensos. Primeiro a gente tenta [ensinar] pelo amor. Depois, pelo exemplo. Aí, se não deu certo, vai pela dor, as pessoas conhecem meu lado das trevas. E não tem opção, elas precisam dar resultados. A todo momento existe essa preocupação de que não posso dar nada a esses personagens, quem está assistindo precisa ver que não houve nenhuma vantagem. Não adianta dar dinheiro se a gente não der instrução", explica ela.

Nathalia brinca que quem não tem problemas financeiros vai assistir ao programa e se sentir rico. Os participantes têm questões complicadas, como um homem que tem uma dívida de R$ 500 mil (ele nem sabia que ela já estava nesse nível) e uma mulher que tem o "hábito" de comprar apartamentos, mesmo ganhando pouco.

Para a jornalista, os principais objetivos são ensinar educação financeira por meio do entretenimento e fazer com que o telespectador deixe de ter medo de falar de dinheiro para tomar as rédeas de suas contas. 

"O grande ativo do Me Poupe é desmistificar a economia pra que o povo entenda. O Brasil sofre de dinheirofobia. Nosso trabalho é começar o tratamento aos poucos. A ideia é mostrar que finanças pessoais são [uma questão de] comportamento", conclui Nathalia. 

O Me Poupe, Dívidas Nunca Mais irá ao ar às segundas-feiras, às 22h45, na Band. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.