Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Sérgio Aguiar

Âncora da GloboNews foi demitido porque recusou redução de salário

Reprodução/GloboNews

O jornalista Sérgio Aguiar na última edição do Em Pauta, na terça (22): não aceitou ganhar menos na GloboNews - Reprodução/GloboNews

O jornalista Sérgio Aguiar na última edição do Em Pauta, na terça (22): não aceitou ganhar menos na GloboNews

DANIEL CASTRO

Publicado em 25/1/2019 - 7h35
Atualizado em 25/1/2019 - 12h21

A verdadeira causa da saída do apresentador Sérgio Aguiar da GloboNews, canal que ajudou a fundar em 1996, foi salário. Em renovação de contrato, o jornalista não aceitou uma redução de vencimentos imposta pela emissora, de acordo com uma fonte na cúpula da Globo. Aguiar deixou o Em Pauta na última terça (22) sem se despedir. Ele também apresentava o Brasil TV, telejornal transmitido pela Globo para antenas parabólicas, e substituiu Cid Moreira como narrador do Fantástico, em 2009.

Aguiar, de 49 anos, tem contrato com a GloboNews até 31 de março, mas está afastado de suas funções desde quarta-feira (23), quando as negociações para renovar seu acordo foram encerradas. É praxe na Globo, nessas situações, o apresentador sair do ar, sem direito a despedida. Teme-se que o profissional, magoado, fale mal da casa ao vivo.

Por causa da crise que afeta a TV aberta desde 2015, a renegociação de salários virou uma prática comum entre a Globo e seus funcionários com vencimentos mais altos, contratados como pessoas jurídicas. Em alguns casos, a emissora renova o contrato sem nenhum aumento, o que, na prática, já significa uma redução porque não há reposição da inflação.

Em outros casos, como o de Sérgio Aguiar, a Globo impõe uma redução nominal de salários. Foi assim com Christiane Pelajo, quando ela migrou do Jornal da Globo para a GloboNews, em 2015, e com o repórter especial Francisco José, que reduziu a carga de trabalho proporcionalmente à queda nos vencimentos.

Essas negociações são atualmente conduzidas pessoalmente pelo diretor-geral de Jornalismo, Ali Kamel.

Procurada, a Globo não comentou a política de renegociação de contratos com redução de ganhos. Seu departamento de Comunicação disse apenas "que não houve acordo" entre a emissora e Sérgio Aguiar. O jornalista, por sua vez, negou a informação. "Não foi questão salarial. No momento prefiro não entrar em detalhes", afirmou ele, que segue proibido de dar entrevistas até o fim de seu contrato.

Mensagem postada por Aguiar no Twitter nesta sexta

Em suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (25), o jornalista negou mais uma vez que tenha saído da GloboNews por uma questão salarial.

"É falsa a notícia que circula hoje de que o fim do meu contrato foi por questão salarial. Por favor, compartilhem", escreveu Sérgio Aguiar para seus 485 mil seguidores na internet (veja a imagem ao lado), referindo-se a este texto.

O Notícias da TV confirmou a versão da redução salarial com um alto executivo da Globo e com ex-colegas de Aguiar na GloboNews.

Sérgio Aguiar era o mais antigo apresentador da GloboNews. Além dele, só Christiane Pelajo fazia parte da equipe que colocou o canal no ar há 22 anos. Mas, diferentemente de Pelajo, ele nunca deixou a GloboNews. Passou por vários programas na casa, até se fixar no Em Pauta, que ele ajudou a criar em 2010. O telejornal é exibido das 20h às 21h30.

Ontem (24),  o diretor-geral de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, enviou a todos os jornalistas da casa um e-mail confirmando a saída de Aguiar. Confira:

"Depois de 22 anos na GloboNews, Sérgio Aguiar está deixando a emissora. Apesar de ser desejo dele e nosso que permanecesse na GloboNews, durante as discussões para renovação do contrato não foi possível chegar a um acordo."

"Sérgio estava na emissora desde a sua criação, em 1996, e emprestou sempre o seu talento para que o jornalismo da News brilhasse. Em 2009, participou da criação do Em Pauta, um sucesso que ele ancorou com extrema competência desde então. Inovador na linguagem, o Em Pauta ganhou o público desde a estreia, noticiando os fatos e comentando-os com profundidade, correção e profissionalismo, mas de uma maneira informal:  irreverente em alguns momentos, contundente em outros."

"Sérgio sempre soube conduzir com maestria as discussões com os demais participantes do programa. Agradeço a ele a expressiva contribuição que deu ao jornalismo da Globo e desejo a ele boa sorte nesse 'novo ciclo', como ele mesmo definiu. O novo titular do programa será anunciado em breve."

Na terça (22) à noite, Aguiar publicou o seguinte post no Instagram, anunciando sua saída da GloboNews: 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.