Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FORA DO AR

Guerra na Ucrânia: Band cancela transmissão do Campeonato Russo

DIVULGAÇÃO/ZENIT

Claudinho, do Zenit, comemora um gol no Campeonato Russo

Claudinho, do Zenit: Band suspende jogos do Campeonato Russo por causa da Guerra na Ucrânia

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 3/3/2022 - 6h15

A Band suspendeu as transmissões do Campeonato Russo sem previsão de retorno, por conta da guerra entre Ucrânia e Rússia. O cancelamento foi definido pela diretoria da emissora após o agravamento da situação no leste da Europa com os ataques ordenados pelo presidente russo Vladimir Putin.

Os jogos da liga russa de futebol eram exibidos desde 2020 na programação da TV aberta e no BandSports, o canal esportivo do grupo na TV por assinatura. A última partida mostrada foi o embate entre CSKA e Spartak, no sábado (25), que terminou em 2 a 1 para o time da casa. O narrador Napoleão de Almeida não gritou gol, o que já mostrava a tônica do que viria.

A Premier League Russa, como é conhecida, estava fora da televisão brasileira desde que saiu da ESPN, em 2016, e agora não há previsão de retorno. Não houve rescisão contratual de direito de transmissão, trata-se apenas de uma decisão editorial da emissora.

O Campeonato Russo é exibido na Band em parceria com uma marca de apostas esportivas, que cedeu os direitos em troca de publicidade. O maior atrativo é ter uma legião de brasileiros jogando em vários times, como Malcom e Claudinho, no Zenit. Ambos foram campeões olímpicos de futebol pela Seleção Brasileira nos Jogos de Tóquio de 2021.

A Band agora aposta em outros torneios, como o Brasileirão Feminino, que volta neste mês, e em torneios de base do futebol brasileiro para preencher a grade do Show do Esporte no fim de semana. Em relação aos torneios europeus, a emissora também tem direito ao Campeonato Alemão.

A Rússia invadiu a Ucrânia na última quinta-feira (24) e bombardeou cidades, incluindo a capital Kiev. Times do futebol da Ucrânia, que também tinha transmissão do BandSports, estão com atividades suspensas. Nenhum deles estava envolvido em competições como a Champions League e a Europa League.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.