Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CABOCLA

Gloria Pires precisou ser substituída às pressas no final de novela da Globo

Nelson Di Rago/TV GLOBO

Gloria Pires em foto preto e branco da novela Cabocla (1979)

Gloria Pires viveu Zuca na primeira versão de Cabocla (1979); atriz teve problema na reta final

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 14/12/2022 - 6h15

Há exatos 43 anos, chegava ao fim a primeira versão de Cabocla (1979) na Globo. O folhetim de Benedito Ruy Barbosa marcou a estreia de Gloria Pires como protagonista de novelas, mas a atriz teve um contratempo e precisou ser afastada às pressas na reta final da trama.

Gloria foi escolhida para interpretar Zuca depois de ter se destacado em outras novelas da emissora, como Selva de Pedra (1972), Duas Vidas (1976) e Dancin' Days (1978).

Só que a atriz adoeceu e não conseguiu gravar suas cenas nos dois últimos capítulos. Ela teve que ser substituída por Christiane Grossi, que apareceu apenas de perfil nas sequências finais.

A química de Gloria Pires com Fábio Jr., responsável por viver Luís Jerônimo, conquistou o público na história inspirada no romance homônimo escrito por Ribeiro Couto (1898-1963). O folhetim tinha como foco a disputa de poder entre políticos da zona rural nos anos 1920.

Filho do poderoso Joaquim (Milton Moraes) Luís Jerônimo deixou o Rio de Janeiro para tratar uma lesão no pulmão e ficou hospedado na fazenda do coronel Boanerges (Cláudio Corrêa e Castro), em Vila da Mata (ES).

Foi então que o rapaz conheceu Zuca, por quem rapidamente se apaixonou. Afilhada do coronel, a cabocla era noiva do peão Tobias (Roberto Bomfim) --que fazia de tudo para afastar a mocinha do forasteiro. Ao longo da novela, Zuca e Luís Jerônimo enfrentaram vários obstáculos para viverem sua história de amor.

O romance dos personagens cruzou as barreiras da dramaturgia, e Gloria Pires também se casou com Fábio Jr. na vida real. O relacionamento durou quatro anos, e a cantora Cleo é fruto do relacionamento dos artistas.

Cabocla já havia sido adaptada anteriormente pela extinta TV Rio (1955-1977), em 1959. Glauce Rocha (1930-1971) e Sebastião Vasconcellos (1927-2013) interpretaram os protagonistas na época em que as novelas ainda não eram diárias.

A versão de Benedito Ruy Barbosa ocupou a faixa do Vale a Pena Ver de Novo entre novembro de 1981 e de março de 1982. A novela ainda ganhou um remake em 2004, que foi escrito por Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, filhas de Benedito. Vanessa Giácomo foi Zuca, e Daniel de Oliveira viveu Luís Jerônimo.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.